A reunião ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas, que aconteceu nesta segunda-feira, dia 25 de novembro foi marcada pela votação de projetos lei, num total de seis proposições. O presidente Dilé colocou em discussão e o primeiro a ser votado foi o de nº 100/2019 de autoria vereador Antônio Carlos dos Santos, que determina a afixação de placas de identificação em novos loteamentos no município de Pará de Minas, sendo aprovado em primeira e segunda votação por 13X00. O Projeto de Lei nº 106/2019 de autoria vereador José Salvador Moreira, que acrescenta parágrafos ao art. 1º da Lei 3.736, de 20 de outubro de 1999, que estipula prazo máximo para recuperação de vias públicas em decorrência da execução de obras no município de Pará de Minas, foi aprovado por 15X00. O Projeto de Lei nº 121/2019, também de autoria vereador José Salvador Moreira, que denomina José de Almeida e Silva o logradouro público conhecido como rua Líbano, com início no terreno de Márcio de Oliveira Lopes e outros e término na avenida Orlando Maurício dos Santos, no bairro Jardim das Oliveiras – 4ª Etapa foi aprovado em dois turnos por 15X00.
O Projeto de Lei nº 125/2019 - Autoria do Executivo Municipal - Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Usuários do Serviço Público (COMUSERP) teve pedido de vista pelo vereador Marcão. O Projeto de Lei nº 128/2019 de autoria Executivo Municipal, que autoriza o Município de Pará de Minas a promover a disposição de 01 (um) servidor público municipal, ocupante de cargo de "Motorista" e de 02 (dois) servidores públicos municipais ocupantes do cargo de "Vigia", à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pará de Minas (ASCAMP), inscrita no CNPJ sob o nº 05.365.033/0001-59, mediante a formalização de instrumento próprio, na forma da Lei, sendo aprovado em primeira votação por 13X00. E, por fim, o Projeto de Resolução nº 10/2019 de autoria Mesa Diretora, que aprova as contas prestadas pela Prefeitura Municipal de Pará de Minas referente ao exercício de 2016, embasando-se no parecer favorável à aprovação emitido previamente pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais no processo nº 1012812, sendo aprovado por 15X00.
O presidente Dilé suspendeu a sessão para entrega de moções de aplausos. O vereador Marcílio de Souza prestou homenagem para Maria Diniz Academia.
O vereador Carlinhos dos Queijo homenageou Claudine Carvalho Santana Santos Gomes, Lourival Nogueira Duarte (Zicão) e Cássia Maria de Souza Xavier.
O vereador Ênio Talma homenageou Tarcísio de Almeida Melo e Hélio Andrade de Melo Júnior.
O vereador Leandro Alves prestou homenagens aos organizadores do 1º e 2º Festival de Mesa de Buteco.
O vereador Márcio Lara prestou homenagens às diretorias dos grupos Flash Dance e Flashback e o 2° Tenente da Polícia Militar de Pará de Minas Natan Bastos Francisco.
O vereador Toninho Gladstone homenageou Cíntia Alves Lacerda e Maria da Conceição Libéria Chagas Santos.
O vereador Niltinho do São Cristóvão homenageou toda a equipe da CMEI Vereador Doutor Joaquim de Araújo Mendes.
O vereador Rodrigo de Toneiros prestou homenagens para o sargento Humberto Oséias, Sargento Fonseca e Adriana Aparecida da Silva Almeida.
Durante a votação dos projetos, a reunião foi interrompida pelo protesto de alunos, servidores e moradores do distrito de Carioca, manifestando contra o fechamento da Escola Estadual Cândida Alvarenga. O empresário ex-vereador Geovane Correia, mais conhecido como Geovane do Taco do Carioca fez uso da tribuna livre para cobrar da Secretária de Estado da Educação, para que a escola não seja fechada. A aluna Rafaela Henriques Andrade, de 9 anos, também fez um apelo aos vereadores, dizendo que a escola precisa ficar aberta para que os alunos não saiam de Carioca para estudar.
Após o pronunciamento na tribuna, o presidente Dilé afirmou que um manifesto de repúdio será encaminhado à Secretária de Estado da Educação, durante a visita que ela fará em Pará de Minas, nesta terça-feira, dia 26.. Em seguida houve votação de requerimentos e o presidente encerrou a sessão convidando para a próxima no dia 2 de dezembro, a partir das 18 horas.