Na segunda reunião ordinária do ano, ocorrida nesta terça-feira (28), 16 vereadores se reuniram para votação da ata da sessão legislativa anterior, uso da tribuna pelos vereadores inscritos e votação de requerimentos.
Ao longo da reunião, foram solicitadas ao Poder Executivo diversas melhorias para a população, como reformas necessárias nos imóveis da Secretaria Municipal da Cultura, aquisição de bens para auxiliar os trabalhos do Conselho Tutelar, melhorias nas sinalizações de trânsito, iluminação pública, entre outras.
Um dos assuntos levantados foi a recente alteração da prefeitura de Pará de Minas em relação ao cronograma de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2025, onde o número de parcelas para o pagamento do imposto foi reduzido de nove para seis.
O presidente da Câmara, Délio Alves, propôs a criação de uma comissão de vereadores para solicitar à prefeitura esclarecimentos sobre a alteração no número de parcelas e requerer a retomada de nove parcelas. Os vereadores Gustavo Henrique, Toninho Gladstone, Niltinho do São Cristóvão e Geraldinho Cuíca se colocaram à disposição. A justificativa seria a de que uma maior diluição do valor do imposto aliviaria no orçamento dos contribuintes. A reunião entre a comissão e representantes da Secretaria de Gestão Fazendária, juntamente com o prefeito Inácio Franco, está prevista para tarde de hoje (29) na Prefeitura.
Durante a reunião ordinária, foram apresentados e aprovados 132 requerimentos.
Com a oficialização das comissões permanentes, que foi publicada no Diário Oficial também nesta terça, espera-se que os projetos sejam colocados à apreciação do Plenário nas próximas sessões legislativas.
Confira a reunião na íntegra aqui.