Na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, o vereador Marcos Aurélio dos Santos convocou uma coletiva de imprensa para apresentar uma decisão do governo do estado, autorizando a construção de uma nova unidade prisional em Pará de Minas. Durante a entrevista que foi ao ar ao vivo na imprensa local, o parlamentar pediu providências urgentes do prefeito para que a obra fosse embargada. Ainda de acordo com Marcos Aurélio, o município precisa de investimento em segurança, saúde e educação, mas não pode abrigar mais um presídio.
Após essa notícia circular, rapidamente pelas redes sociais e veículos de comunicação, o presidente Dilé convocou uma reunião na manhã desta quinta-feira, dia 22, com os vereadores com o objetivo de impedirem que a construção da nova penitenciária seja feita em Pará de Minas.
A reunião desta manhã, também mobilizou a presença do prefeito Elias Diniz, que leu um ofício que será levado ao governador Romeu Zema. O documento será assinado pelos vereadores e o prefeito. A Câmara também fará um ofício dirigido ao governador, manifestando revolta, descontentamento e indignação à construção desta unidade prisional.
Durante a reunião, os parlamentares receberam ligações e vídeos dos deputados federais Eduardo Barbosa e Diego Andrade manifestando apoio e ações para evitar a obra. O deputado estadual Inácio Franco também garantiu o apoio aos vereadores pará-minenses. Pará de Minas não aceitará isso.