O encontro do Parlamento Jovem foi realizado na Câmara Municipal de Pará de Minas nesta terça-feira, dia 19 de março. Os alunos do ensino médio das escolas Avany Villena, Manoel Batista e Nossa Senhora Auxiliadora participaram de oficinas temáticas, abordando temas como socialização, sustentabilidade social e cidadania.
A "Oficina de Socialização" foi ministrada pela professora Cristiane Rios Mendes fez uma dinâmica com os alunos para gerar entrosamento entre eles e ao mesmo tempo eles entendessem como seria participar do projeto. Ela dividiu os estudantes em grupo e cada grupo deveria definir três coisas para levar para uma ilha. Depois da definição, os grupos se reuniram para definir os três itens mais importantes para todo o grupo. Com isso, foi enfatizado o processo de escolha, a disposição em ouvir opiniões, a importância de analisar e decidir pelo que era mais importante para todo o grupo e como a dinâmica se assemelha a todo processo do PJ e o papel de cada um na elaboração e escolha das propostas.
A "Oficina Sustentabilidade Social" foi ministrada pelo professor Flávio Salgueiro Moreira abordou o conceito de sustentabilidade e do tripé da sustentabilidade baseado nos princípios social, ambiental e econômico. Ressaltou a importância da interação entre os aspectos para garantir a sustentabilidade; discorreu sobre cada um dos aspectos, citando exemplos para melhor entendimento dos estudantes. Deteve-se na sustentabilidade social, enfatizando a necessidade da participação da população, com intuito de fortalecer as propostas de desenvolvimento social, acesso à educação, cultura e saúde. Interagiu com os estudantes, abrindo espaço para questionamentos e inferências.
A "Oficina de Cidadania" foi ministrada pela voluntária do Observatório Social do Brasil – Pará de Minas, Myrtes Pereira, que tratou sobre a importância da atuação da instituição não governamental para o pleno exercício da cidadania. Foi apresentada a trajetória do OSB no Brasil e, em Pará de Minas.
As oficinas contaram ainda com a presença da gestora do OBS-Pará de Minas, Bruna Paula Faria, do associado Marcos Mendonça e do colaborador Mário Lúcio de Carvalho, do presidente do Rotary Club Pará de Minas, Jean Santos e do vereador Marcus Vinícius.