Para abertura das exposições, várias personalidades marcaram presença como o prefeito Antônio Júlio, o vice Geraldinho Cuíca, vários secretários municipais, o presidente da Câmara Marcílio Magela de Souza, o vice Carlos Roberto Lázaro, os vereadores Ricardo Rocha, Leandro Alves, Rodrigo Varela, D.Zizinha, Dé Pedreiro, Antônio Villaça, Silésio Mendonça e Dilé. Além das autoridades municipais, o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, André Merlo abriu oficialmente a solenidade, representando o Governador Alberto Pinto Coelho.
André Merlo destacou a importância de Pará de Minas para o setor do agronegócio no estado. “Tenho vínculo grande com a cidade, porque fui avicultor durante muitos anos e aqui é referência nacional desta área. Agora assumindo a pasta de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, a população e também as autoridades políticas pará-minenses podem contar com meu apoio e empenho no envio de recursos para melhorar e desenvolver ainda mais este setor no município”, concluiu o Secretário Estadual.
O organizador da exposição, Ari Araújo ressaltou que esse tipo de evento movimenta a economia local, além de destacar ainda mais Pará de Minas no cenário nacional. “A tradição dessa exposição nos proporciona uma credibilidade, onde expositores e criadores realizam excelentes negócios, principalmente pela qualidade dos animais que participam dos concursos. Isso tem feito o evento crescer a cada ano”, afirmou Ari.
O presidente da Câmara, Marcílio Magela elogiou a estrutura montada para a exposição. “Temos que investir cada vez mais nas melhorias do parque de exposições, pois eventos como este não movimenta economicamente a cidade, atraindo cada vez mais investidores na área do agronegócio”, ressaltou o vereador.
O evento foi movimentado com julgamentos e premiações de várias categorias. Participaram do concurso Gir 242 bovinos, sendo 64 machos e 178 fêmeas, todos de criadores mineiros. Para a exposição do Mangalarga foram inscritos 148 animais, sendo 59 machos e 89 fêmeas, entre eles 27 equinos são de proprietários cariocas.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas.