A audiência pública foi aberta com a apresentação do Plano de Saneamento Básico pelo engenheiro civil Tássio Barbosa da Silva, mostrando que para atender a demanda atual de água do município, é necessária a captação de mais de 280 litros por segundo. “O grande problema enfrentado hoje em Pará de Minas é no período da seca, pois o sistema não suporta a demanda. A nova proposta é captar água no Ribeirão Cova D’anta e no Rio Paraopeba, atendendo a necessidade do município nos próximos 35 anos, de acordo com dados do IGAM – Instituto Mineiro de Gestão de Águas” ressaltou o engenheiro.
Durante a audiência, os vereadores e a população puderam fazer perguntas, sugestões e críticas por escrito, que foram respondidas pelos secretários de gestão pública e de planejamento, do engenheiro civil e da assessoria jurídica da prefeitura.
De acordo com o presidente Marcílio Magela de Souza, a maior preocupação é atender a carência de água da população de Pará de Minas. “A empresa contratada terá que cumprir as exigências e metas do plano de saneamento básico e principalmente ter compromisso com nosso município. Nossa preocupação é fazer um planejamento para suprir a demanda imediata e também no futuro” concluiu o vereador Marcílio.
Segundo o prefeito Antônio Júlio, a partir deste plano de saneamento serão traçadas as diretrizes para definir qual empresa ficará responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto de Pará de Minas. “Fizemos estudos e levantamentos e o investimento para atender o novo cronograma será na ordem de R$230 milhões. A empresa que assumir a prestação deste serviço em Pará de Minas também fará um trabalho de educação ambiental, pois a falta de água forçará as pessoas se conscientizarem para evitar o desperdício. Todo projeto está em conformidade com a legislação federal e não temos mais o direito de errar. Temos compromisso de oferecer o melhor para nosso povo” disse o prefeito.
A partir desta audiência pública, o projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal para apreciação, discussão e votação dos vereadores. Após esse processo, o Executivo definirá o próximo passo.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas