A parceria entre a entidade, a prefeitura e o Governo Federal possibilitou a reforma do espaço, por meio do programa Viver Sem Limites do Ministério da Saúde. O CER II presta serviços de saúde pelo SUS à população de Pará de Minas e microrregião, que compõe as cidades de Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça do Pitangui, Pitangui e São José da Varginha.
Com capacidade para atender 400 usuários, o CER II possui infraestrutura moderna, ofertando os serviços de Diagnóstico, Programa de Intervenção Precoce e Avançado, Reabilitação Física, Reabilitação Intelectual/Autismo. A unidade possui 5 consultórios, 1 sala para estimulação precoce para crianças de 0 a 6 anos, 1 sala com 7 boxes para fisioterapia, sala de reeducação psicomotora, 1 piscina para fisioterapia aquática com vestiários femininos e masculinos, 5 oficinas para atividades laborais (tapeçaria, gelateria e biscoteria, lanchonete, cartonagem e pintura e papel reciclado); 1 sala para atendimento integral para pessoa com deficiência múltipla, 1 centro tecnológico, 1 refeitório , 1 cozinha, 1 Lavanderia, além da equipe multiprofissional.
O presidente da APAE, Sérgio Sampaio explicou como o serviço será prestado. “A porta de entrada para os serviços prestados pelo Centro Especializado em Reabilitação agora é também nas Unidades de Saúde. Os casos em que for detectada alguma necessidade de reabilitação física, intelectual ou de autismo, serão encaminhados para a junta reguladora do município de Pará de Minas que irá fazer uma avaliação”, conclui.
O prefeito Antônio Júlio ressaltou a importância do tratamento humanizado e dos investimentos feitos na área de saúde. “Estamos unindo forças para oferecermos atendimento de qualidade à população. Com o projeto de tecnologia assistiva que estamos implantando, o CER II será referência no Estado”, disse o prefeito.
O horário de funcionamento do CER II é das 7h às 17 horas.