O vereador Rodrigo Varela fez a leitura, destacando os nomes de Assis Alves Ferreira; Cleto Afonso Ribeiro; Edward Basílio Ferreira; Emílio Lúcio; Francisco Sebastião; João Batista Claudino; João Gualberto Teixeira; Joaquim Pinto; José Ferreira Marques; Lourival Alves de Souza; Mário Marques Ferreira; Messias Lara; Pedro Evangelista; Rouvier Mendes; Rui Ribeiro; Waldemar Domingos Almeida.
A celebração é uma homenagem instituída pela Câmara Municipal, por meio da Lei 2012/81, para relembrar o heroísmo, bravura e coragem desses soldados, que lutaram contra o nazifascismo, defendendo o Brasil e países aliados no final da 2ª Guerra Mundial. Estiveram também presentes no Santuário, os vereadores Dilé e Flávio Medina Neto, os funcionários João Abreu, Germano Duarte, Carmélia Cândida e Letícia Silva, além de familiares dos ex-combatentes, entre eles os irmãos Nancy e Paulo Teixeira, filhos de João Gualberto Teixeira.
No memorial que fica na Praça dos Expedicionários, foram hasteadas as bandeiras de Minas Gerais, do Brasil e de Pará de Minas e depositada uma coroa de flores. O dia 8 de maio é considerado o “Dia da Vitória”, em comemoração a rendição da Alemanha, assinada em Reims na França, pondo fim ao conflito em 1945.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas