Durante a solenidade houve apresentação da Banda de Música Lira Santa Cecília, entrega de placas de agradecimento aos colaboradores do museu e doação do quadro de Ovídio de Abreu pela família do pará-minense. A obra é de autoria do artista russo-brasileiro Dimitri Ilmailovicht, também considerado mestre do realismo. Além das autoridades municipais como prefeito, o vice, secretários e vereadores, o evento contou com a presença de escritores da Academia de Letras de Pará de Minas e da comunidade.
Durante três anos, o prédio ficou fechado para reforma e revitalização do espaço, que a partir de agora mostra com riqueza de detalhes para moradores e turistas, a trajetória dos 154 anos de Pará de Minas. A exposição “Muspam 30 anos. Uma nova história pra Você” tem no acervo novas peças que contam o cotidiano, a religiosidade, a cultura, as tradições e o desenvolvimento econômico do município.
“Me sinto muito honrado de fazer parte dessa história. A criação do museu foi idealizada na minha primeira gestão como prefeito há trinta anos. E hoje volto para reinaugurar este espaço totalmente reformado e modernizado. É assim que valorizamos nosso povo e nossa cultura”, afirmou Antônio Júlio.
A gerente do museu, Ana Maria Campos comemora a conclusão da reforma. “Foram dias difíceis. Muita gente envolvida nesse trabalho. Mas o resultado está aí, um espaço totalmente adaptado para recebermos o público e recontar nossa história”, ressaltou Ana Maria.
“Isso mostra o empenho do prefeito Antônio Júlio e toda sua equipe. A reabertura do Museu Histórico de Pará de Minas é mais um espaço de cultura, conhecimento e entretenimento, não só para quem mora aqui, mas para atrairmos turistas e fomentarmos ainda mais o desenvolvimento da nossa cidade” destacou o vereador e líder do Governo na Câmara, Marcus Vinícius Rios de Faria, que também representou o presidente da Casa Legislativa Marcílio Magela de Souza.