“O serviço de taxi adaptado, não se limita a pessoas deficientes e pode ser usado por qualquer pessoa com mobilidade reduzida, como quem quebrou uma perna ou por outro motivo está impossibilitado de andar. O que queremos com esse projeto é oferecer mais facilidade de locomoção para as pessoas com deficiência” argumentou o vereador Antônio Villaça.
O veículo é equipado com uma plataforma elétrico-hidráulica, que é acionada por controlo remoto, onde suporta até 250 Kg de peso. Sua operação é bem simples e tem uma movimentação bem lenta e precisa, sendo efetuada em duas etapas. A primeira que compreende a liberação da plataforma para operação, e a segunda que compreende o transporte do cadeirante da parte externa do veículo para a parte interna, e vice-versa. É importante ressaltar que, como o espaço no interior do veículo fica reduzido, sobram apenas dois lugares para acompanhantes. Para a aquisição desse tipo de taxi, a isenção pode chegar até 35% na carga de impostos.
De acordo com o parecer jurídico da Casa, a matéria é legal, ressaltando que as pessoas com deficiência são penalizadas pela falta de acessibilidade, pois a maioria dos ambientes não está adaptada para garantir-lhes o sagrado direito e ir e vir, entre eles veículos adequados para o transporte dessas pessoas.
Essa proposta de emenda ainda será votada pelos vereadores, necessitando de no mínimo 2/3 dos membros para ser aprovada.
Fotos: arquivos da internet
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas