No dia 31 de março, o presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, vereador Marcílio Magela de Souza entrou com o Projeto de Lei nº 30/2014, alterando a redação do artigo 4º e acrescentando um inciso, na Lei nº 4.930, de 25 de junho de 2009. A referida lei criou o Conselho Municipal de Política Urbana, que à época foi constituído por 15 membros. A proposição em questão acrescentou o inciso XVIII, com mais um representante e um suplente do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – Inspetoria de Pará de Minas, alterando a composição do Conselho para 16 membros.
Durante o encontro, nesta terça-feira, eles destacaram a importância das políticas de desenvolvimento urbano e rural, bem como as políticas setoriais e regionais, para que o município cresça de forma planejada e ordenada.
“Quem constrói a história é o cidadão, organizado em coletivos de interesses, pois os benefícios da sociedade são construídos por todos e para todos. E o CREA contribui com as orientações técnicas dos caminhos, orientando e fiscalizando as obras que são edificadas, pois a engenharia é a junção do conhecimento humano em benefício da própria vida” afirmou o presidente estadual do CREA, Jobson Andrade.
“Nosso Conselho está pautado na modernização, com as alterações realizadas recentemente na lei de parcelamento de solo e na lei do zoneamento, do Plano Diretor de 2006. Com o surgimento de novos loteamentos e empreendimentos em Pará de Minas, os dois conselheiros do CREA, que chegam para fazer parte do Conselho Municipal de Políticas Públicas serão de grande importância nas tomadas de decisões” garantiu o secretário de Planejamento, Jurandyr de Faria.
“A iniciativa do Marcílio de alterar a lei e incluir um representante do CREA no Conselho de Politica Pública de Pará de Minas, mostra a visão de futuro que ele tem. Este momento é um divisor de águas em nossa cidade. Ser indicado como membro do Conselho é uma responsabilidade, que retribuirei com minha participação efetiva nas decisões que serão tomadas para desenvolver ainda mais Pará de Minas” destacou Ildes Pacheco.
O conselheiro suplente Reinaldo Zampese destacou o trabalho desenvolvido pela atual administração do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, sob o comando de Jobson Andrade. “Eu me sinto satisfeito e honrado por fazer parte desta gestão, que tem o Jobson à frente do CREA, continuando um trabalho desenvolvido anteriormente e que agora ganha ainda mais corpo, com a competência que ele tem para administrar. Ser indicado como represente suplente do Conselho Municipal de Política Urbana de Pará de Minas é um prêmio para mim. Sou pará-minense de coração e vou contribuir para articularmos ações que melhorem ainda mais nossa cidade”, disse o inspetor do CREA.
Marcílio destacou a importância dessa alteração na lei e do apoio que teve de todos os vereadores. “Somos representantes do povo, por isso nosso objetivo é oferecer um município cada vez melhor para nossos cidadãos. Precisamos deixar ações positivas, que serão lembradas no futuro, para que as novas gerações continuem nosso trabalho em benefício da sociedade”, concluiu o presidente da Câmara.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas