Durante a reunião, que durou aproximadamente duas horas, o diretor da concessionária foi sabatinado de perguntas pelos vereadores, que buscavam respostas para as dúvidas que têm gerado tanto embate na mídia. Os legisladores questionaram a falta de uma proposta que determina o local onde será retirada a água para abastecer o município, além de prazo e valores que serão investidos; falta de um planejamento para tratar o esgoto e a recusa da Copasa em aceitar as diretrizes estabelecidas no Plano de Saneamento Básico de Pará de Minas.
De acordo com Juarez Amorim, a empresa não tem interesse de deixar a prestação do serviço de água e esgoto no município e que pretende encontrar uma solução para resolver o problema de racionamento que tem prejudicado a população. “A reunião foi positiva, pois estiveram presentes os 17 vereadores. Percebi o compromisso que eles têm com os cidadãos pará-minenses, para que não sofram mais com a falta de água. Pretendemos conversar novamente com prefeito e sugiro que juntos criemos uma proposta que atenda os dois lados”, argumentou o diretor da Copasa.
O presidente da Câmara tem trabalhado com todos os vereadores e o prefeito para resolver definitivamente o problema. “O Juarez é um negociador nato e está defendendo o lado dele, deixando claro que a Copasa não quer sair de Pará de Minas. Mas é por falta de investimento nestes 35 anos em que ela está no município, que hoje enfrentamos essa situação de calamidade pública com a escassez de água e a população sofrendo com tudo isso. O que precisamos é de rapidez na tomada de decisões e a melhor solução para o saneamento básico vai acontecer”, afirmou Marcílio.
Nesta quarta-feira, dia 4 de junho acontece uma reunião extraordinária, às 17 horas, no plenário da Casa, para discussão e votação do projeto de lei enviado pelo Executivo, que teve pedido de visto do vereador Flávio Medina Neto. A proposição autoriza o município explorar diretamente ou conceder a exploração de serviços públicos de captação, adução, tratamento e fornecimento de água, e a reservação e distribuição até as ligações prediais e seus respectivos instrumentos de medição, e ainda o tratamento e disposição apropriada do esgotamento sanitário de Pará de Minas.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas.