O evento contou com a presença de autoridades municipais, sociedade e empresários e foi coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com a Prefeitura de Pará de Minas e a Federação das Apaes de Minas Gerais, que expôs o funcionamento do projeto que será desenvolvido na cidade, com a implantação do Centro Mineiro de Tecnologia Assistiva, da Universidade Aberta Integrada – Uaitec e da Incubadora de empresas.
Durante o fórum foram ministradas palestras pelos professores Rogério Abranches da Silva, da Incubadora de Tecnologia Assistiva e Rinaldo Duarte Teixeira de Carvalho, do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva e por Ana Lúcia de Oliveira, representante da Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência.
A coordenadora da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Lélia Inês Teixeira destacou a conquista de Pará de Minas, por ser a primeira cidade do Brasil a receber este investimento, orçado até o momento em R$ 6 milhões. De acordo com Lélia, o Centro Mineiro de Tecnologia Assistiva terá um grande impacto no desenvolvimento de tecnologias de ponta para as pessoas com deficiências, além de lançar o município no cenário nacional, atraindo investidores e empreendedores.
Pará de Minas foi escolhida como sede do Centro Mineiro de Tecnologia Assistiva, por meio de ação parlamentar do deputado federal Eduardo Barbosa, que tem focado seu trabalho na defesa da pessoa com deficiência. Segundo o deputado, o município poderá ser referência na produção de tecnologias assistivas, pois o Brasil ainda não tem tradição nesta área.
O vereador Marcão, líder do Governo na Câmara de Pará de Minas também ressaltou a importância da implantação deste projeto na cidade. “Estamos sendo pioneiros neste setor de tecnologia assistiva. Isso mostra a visão empreendedora do prefeito Antônio Júlio e do vice Geraldinho Cuíca, oferecendo às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida serviços mais humanizados, bem como equipamentos e produtos que proporcionam mais conforto, mais facilidade e agilidade de locomoção, mais independência e inclusão social” concluiu o vereador.
A inauguração do Centro Mineiro de Tecnologia Assistiva de Pará de Minas será no dia 30 de junho, às 14 horas, no prédio da Unincor, localizado no bairro João Paulo II.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas