A solenidade realizada no campus da UNINCOR contou com a presença de autoridades federais, estaduais, municipais e de 15 prefeitos de municípios da região, além de empresários pará-minenses. O público presente foi agraciado com a presença da musicista Luciane Antunes, que interpretou com maestria o Hino Nacional e o Hino de Pará de Minas. A apresentação do Coral Infantil Geração do Futuro, coordenado pela professora Terezinha Santos, também encantou o público. O repertório foi escolhido com bom gosto e teve as seguintes músicas: Pecadinhos, de Zeca Baleiro e Tatá Fernandes; É preciso Saber Viver, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos e Eu fico Assim Sem Você, de Abdulla e Cacá Moraes.
Entre as autoridades presentes estava secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, que destacou a importância da implantação deste polo para Pará de Minas. “O município foi escolhido pela localização estratégica e principalmente pelo esforço e empenho que o deputado federal Eduardo Barbosa teve para o Centro de Tecnologia Assistiva fosse instalado em sua terra natal. Essa ação em conjunto dá um grande passo para a organização da rede de tecnologia assistiva e Minas, oferecendo mais independência e melhor condição de vida para as pessoas com deficiência” destacou o secretário.
O presidente da Câmara Marcílio Magela de Souza enfatizou a importância da implantação deste polo de tecnologia assistiva. “Esse projeto incentivará os jovens com visão empreendedora, a cursar o ensino técnico e superior que serão oferecidos com qualidade, para que desenvolvam produtos e equipamentos que atendam de maneira especializada as necessidades das pessoas com deficiência. Precisamos também do envolvimento de todos os setores da sociedade para que Pará de Minas avance cada vez mais” concluiu Marcílio Souza.
Saiba o que o Polo de Tecnologia Assistiva desenvolverá em Pará de Minas
O Centro Mineiro de Referência em Tecnologia Assistiva de Pará de Minas faz parte de uma rede, que abrange todas as etapas do conhecimento e da inovação. No centro serão instalados diversos laboratórios como o de Marcha, Órtese, Prótese, Meios Auxiliares de Locomoção e Núcleo de Cadeiras de Rodas. Também será instalado um Núcleo de Qualificação Profissional da Rede APAE. Além disso, o Centro de Tecnologia Assistiva oferecerá para professores, profissionais da saúde e familiares das pessoas com deficiência, capacitação para utilização de produtos, recursos e serviços para as pessoas que se encontram impedidas por circunstância de suas necessidades especiais. Por meio da UAITEC será oferecido um programa gratuito, do Governo de Minas, com capacitação profissional por meio de Polos de Educação à Distância. As salas são compostas de equipamentos de videoconferência, laboratório virtual, centro de processamento de dados, núcleo de apoio ao empreendedor, entre outros ambientes. Em Pará de Minas, o Centro e a UAITEC estão instalados no prédio da UNINCOR, localizado no bairro João Paulo II.
A Incubadora de Empresas de Tecnologia Assistiva – IETA Pará de Minas fica no campus da FAPAM e tem como objetivo, apoiar a criação de empresas que atuarão exclusivamente no desenvolvimento e industrialização de produtos e serviços na área da tecnologia assistiva. A IETA incentivará o surgimento de inovações, elevação de emprego e renda para a população em médio prazo, além de contribuir no requerimento de patentes dos produtos desenvolvimentos no município.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas