As denúncias de descarte irregular de esgoto que circularam nas redes sociais foram apuradas pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara, resultando em audiência pública realizada na noite desta quarta-feira, dia 19 de dezembro, no plenário do Poder Legislativo. Cidadãos, representantes de entidades não governametais compareceram para sanarem as dúvidas e obter esclarecimentos com a concessionária Águas de Pará de Minas, responsável pela prestação do serviço no município, mas o cidadão que fez a denúncia não compareceu.
O presidente da Câmara, vereador Marcus Vinícius recebeu correspondência da ARSP - Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto de Pará de Minas e do Conselho Municipal de Meio Ambiente, justificando que o caso está sob investigação pelas autoridades competentes. Em correspondência oficial encaminhada aos 17 vereadores, o Ministério Público informou que abriu um inquérito civil para apurar os fatos e punir os responsáveis pelo crime ambiental.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereador Dé Pedreiro destacou a ausência dos órgãos convidados. "Manifesto minha tristeza pelos órgãos não compareceram nesta audiência pública tão importante. A justificativa não substitui a presença da autoriddade responsável, pois é nesse debate de ideais que chegamos a um concesso, mas infelizmente não foi possível. Apenas a concessinonária Águas de Pará de Minas deu sua versão dos fatos. A ausência da ARSAP foi a mais grave, pois ela é responsável por fazer esse trabalho que estamos fazendo. É fundamental esclarecer a população sobre o ocorrido. Vamos exigir um lado técnico após a apuração, para mostrármos à população que estamos trabalhando em prol da qualidade de vida de cada cidadão e que a justiça puna o responsável".
Thiago Contage, superintendente da Águas de Pará de Minas, reforçou o compromisso de atender bem a população. "Tivemos a oportunidade de explicar todo o funcionamento da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto e a destinação correta dos resíduos para um aterro sanitário que possui licença para receber esse tipo de material. Nossa expectativa é que esse processo seja resolvido o mais breve possível, e nossa empresa não medirá esforços para sanar os impactos causados por essa sitjuação".