Os encontros das escolas participantes do Parlamento Jovem, em Pará de Minas, continuam movimentando a Câmara Municipal. Na tarde desta terça-feira, dia 18 de abril aconteceu a 5ª oficina ministrada pela diretora de Juventude, Priscylla Ramalho e Sebastião Everton, coordenador em Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação.
O terceiro subtema abordado foi “Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas”. No hall do segundo andar, o espaço foi utilizado por Sebastião e Priscylla para aplicarem algumas dinâmicas com os alunos, coordenadores e monitores do PJ. O objetivo foi despertar na turma o espírito crítico, de solidariedade, de interação, de motivação, de questionamentos, de participação e de respeito à opinião dos colegas.
“Queremos nossos jovens com capacidade de interpretar o cenário político atual, mas que acima de tudo sejam curiosos para desvendar o espaço onde vivem. Antes de criticarmos é importante conhecermos os fatos e os acontecimentos”, afirmou Priscylla.
“Essas dinâmicas ajudam os participantes a compreenderem as próprias atitudes e as atitudes dos outros. Fizemos perguntas e criamos situações em que os alunos precisavam agir rápido e até mesmo sob pressão. Com isso, eles aprenderam a teoria junto com a prática, pois em determinados momentos é necessário rapidez pra sobreviver”, completou Sebastião.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas