A Câmara Municipal de Pará de Minas lançou oficialmente na noite desta segunda-feira, dia 27 de março, a edição 2017 do Parlamento Jovem de Minas. O projeto é desenvolvido em parceria com a Escola do Legislativo da ALMG, PUC Minas, Secretaria de Estado da Educação, Fundção Ulisses Guimarães, Unincor, Fapam e a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação. O evento aconteceu durante a reunião ordinária e contou com participação de autoridades estaduais, municipais, representantes das escolas Fernando Otávio, Avany Villena e Nossa Senhora Auxiliadora.
Pará de Minas está entre as 65 câmaras municipais que discutirão o tema deste ano “Educação Política nas Escolas”. As oficinas para discutir os subtemas já começaram. Foram escolhidos três eixos temáticos: Educação Política e Currículo, Interação entre Escola e Sociedade na Formação Política dos Jovens, e Educação Política para uma Gestão Democrática e Participativa nas Escolas. A partir desses encontros serão elaboradas as propostas e selecionadas para as plenárias municipal e estadual
O Deputado Estadual Inácio Franco elogiou a iniciativa do presidente Mário Justino de implantar o PJ, em Pará de Minas. “Quero parabenizar o presidente Mário, pois este é o segundo evento que realiza na Câmara, em menos de 30 dias. Estamos vivendo um momento crítico na história política do país e a implantação do Parlamento Jovem contribuirá de maneira efetiva na formação política dos nossos jovens e adolescentes. Temos que trazê-los para o meio da boa discussão política e tentar resgatar a confiança deles nos representantes públicos”, afirmou o parlamentar.
Segundo o prefeito Elias Diniz, o Parlamento Jovem traz a esperança de resgatar a educação e os bons costumes da sociedade dentro das escolas. “O projeto é de extrema relevância, pois as discussões políticas e educacionais abrangem inúmeras áreas da sociedade e do desenvolvimento. Quero parabenizar o presidente Mário, por trazer para o espaço do legislativo essa atividade tão importante, envolvendo os jovens de Pará de Minas no debate sobre política”.
O diretor geral da Fapam, Ruperto Benjamim Cabanellas Vega comentou sobre o objetivo do Parlamento Jovem. “Discutir é importante e interessante, além de ser um exercício prático. No momento que vivemos esse descrédito da classe política, o Parlamento Jovem chega para resgatar a credibilidade e o valor da política feita com seriedade e compromisso em prol da coletividade. Quero manifestar minha gratidão, em nome da Fapam, de fazer parte dessa parceria”.
Para o coordenador pedagógico da Unincor, Pedro Carlos Ferreira Santos, o Parlamento Jovem é a semente que transformará essa geração jovem em cidadãos mais conscientes. “O filósofo Aristóteles disse que o homem é um animal político. A política é uma forma de organizar a cidade e não existe outra forma, pois ela é fundamental para nossa sociedade. São nos momentos de crise que aparecem as oportunidades e o Parlamento Jovem é essa oportunidade, pois estamos plantando uma semente para futuros cidadãos diferentes. Acredito que só teremos melhores representantes políticos quando tivermos melhores eleitores. Quero agradecer essa parceria com a Câmara e estamos prontos para contribuir com esse projeto”.
O presidente Mário Justino enfatizou a valorização e promoção do conhecimento para mudança de atitude dos jovens integrantes do PJ. “Vi no projeto a oportunidade do Legislativo Municipal de contribuir de forma efetiva para a formação dos nosso jovens. Por meio das atividades próprias do Parlamento Jovem, eles conhecerão melhor a política e terão participação mais consciente nos assuntos de interesse da comunidade, desmistificando a visão distorcida de política disseminada atualmente. É uma satisfação, enquanto presidente desta Casa, empreender um projeto de tamanha envergadura”.
Secretaria Municipal de Saúde apresenta 3º Relatório Detalhado do quadrimestre de 2016
Após o lançamento do PJ 2017, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou o 3º Relatório Detalhado do quadrimestre de 2016, cumprindo determinação vigente. De acordo com o relatório apresentado pela gestora em saúde e monitoramento, Cristiane dos Santos Paulino, o município investe um percentual acima do exigido por lei e mesmo assim a situação é crítica nessa área.
Os índices apontam que 65% da população necessita do SUS, isso significa um gasto de 32% do orçamento municipal. O secretário interino de saúde Paulo Duarte desabafa. “Essa conta é difícil de ser fechada. De um lado o investimento consome grande parte da receita e do outro o montante representa pouco mais de R$2,20 por habitante e nós sabemos que não é possível cuidar da saúde de uma pessoa por dois reais e vinte centavos”. Paulo ainda enfatizou a necessidade de uma gestão eficiente. “A informatização do sistema e o controle dos números são prioridades para tentarmos melhorar os serviços e acabar com retrabalho na saúde.
Vereadores aprovam projeto de lei do novo Regimento Interno da Câmara e regulamentação do Conselho Municipal de Política Cultural
Prosseguindo a reunião, o presidente Mário Justino da Silva colocou em discussão o Projeto de Lei nº 12/2017 de autoria do Executivo Municipal que aprova a nova regulamentação do Conselho Municipal de Política Cultural. Essa matéria teve pedido de vista, na semana passada, pelo vereador Marcão e foi aprovada em primeira e segunda votação por 14X00, nesta reunião. A segunda proposição discutida foi o Projeto de Resolução de nº 02/2017, de autoria da Mesa Diretora, que contém o Regimento Interno da Câmara Municipal. A matéria teve a emenda de nº 01, de autoria do vereador Marcos Aurélio dos Santos, que suprime o inciso X do artigo 164 e, do artigo 165 do regimento. Entre as principais alterações do Regimento Interno estão: na eleição e Posse da Mesa Diretora, a votação deixa de ser secreta e passa a ser nominal; das lideranças e das bancadas, o artigo 31 que atribuía ao líder de bancada indicar nomes de vereadores para compor as comissões, foi extinto; o artigo 49 alterou e criou as comissões permanentes, entre outras. Acesse na íntegra as principais mudanças no link:http://parademinas3.websiteseguro.com/?op=noticias&op2=noticias_visualizar&op3=720. O projeto e a emenda foram aprovados por 14X00. Em seguida, a sessão prosseguiu com a fase de oradores inscritos. Os vereadores Ênio Talma, Marcos Aurélio, Rodrigo Varela, Dé Pedreiro, Toninho Gladstone e Marcão fizeram uso da tribuna, abordando temas como o funcionamento do hospital Nossa Senhora da Conceição, atendimento deficitário nas unidades básicas de saúde e PA, operação tapa-buracos, as principais alterações no Regimento Interno da Casa e contribuições previdenciárias patronal da Paraprev.
51 requerimentos foram aprovados pelos vereadores
Após o uso da tribuna, foram discutidos e votados 51 requerimentos, os quais tiveram de pedidos diversos de melhorias em bairros, distritos e povoados. Essas proposições de autoria dos vereadores Mário Justino, Marcos Aurélio, Marcílio de Souza, Márcio do São Cristóvão, Carlinhos do Queijo, Niltinho do São Cristóvão, Dé Pedreiro, Rodrigo Varela, Toninho Gladstone, Ênio Talma, Daniel Melo e Rodrigo de Torneiros, foram aprovadas por 13X00. Ainda foram votadas duas moções de aplausos. Uma de autoria do vereador Marcílio Magela de Souza, prestando homenagem os 53 anos de fundação do Patafufo Coutry Club e a outra de autoria do vereador Nilton Rei Lopes, que prestará homenagem ao grupo de jovens JUSA, da paróquia de Santo Antônio. Essas proposições foram aprovadas por 12X00. Após as considerações finais, o presidente Mário Justino encerrou a sessão, convidando para a próxima reunião, dia 3 de abril, às 18 horas, no plenário da Câmara. Participe!
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas