Na manhã desta quarta-feira, 22 de fevereiro, o governador Fernando Pimentel esteve no quartel da 7ª Companhia Independente de Policiamento Especializado, sediado no Centro Industrial Jovelino Rabelo, em Divinópolis, para entrega de 35 viaturas a cinco municípios da 7ª Região da Polícia Militar (RPM). A solenidade contou com a participação de autoridades ligadas à segurança pública e à política, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas Mário Justino da Silva, que estava acompanhado do diretor legislativo João Jorge e do diretor administrativo Germano Duarte.
Entre os municípios beneficiados com os veículos militares estão Cláudio, Bom Despacho e Formiga, que receberam uma viatura cada, além de duas viaturas para Nova Serrana e 30 unidades para Divinópolis.
Na sequência, houve a assinatura do despacho do governador Pimentel, definindo como prioridade o investimento de R$ 3,3 milhões na implantação do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Oeste (CIS-URG Oeste). Esse investimento garantirá o atendimento de aproximadamente 1,26 milhão de habitantes, em 54 municípios da região Centro-Oeste, entre eles Pará de Minas.
“O Ministério da Saúde ainda não credenciou o SAMU Oeste, mas nós não podemos esperar mais. As pessoas precisam do atendimento. Então, o que o Estado está fazendo? O Estado está antecipando a cota dele, junto com os municípios, que também terão que comparecer com a parte do custeio, e vamos colocar o SAMU em funcionamento, esperando que neste ano ainda o Ministério da Saúde credencie e aí alivie um pouco o Estado e os municípios, sobrando recursos para a gente colocar o SAMU em outras regiões. Dentro de uns 30 dias, talvez, ele já vai estar funcionando. As ambulâncias estão aqui, temos que mobilizar as equipes que já estão treinadas e trazer mais ambulâncias novas, que estão para ser entregues, dependendo apenas da ordem que vai ser dada a partir de agora, com o recurso que o Estado colocou”, afirmou o governador em seu discurso.
“Foi um ato importante do governador. Agora é preciso que seja colocado em prática para atender a população destes 54 municípios, entre eles Pará de Minas que já possui a base do SAMU inaugurada no final do ano passado e que está parada aguardando a chegada das ambulâncias. Vamos aguardar o prazo de 30 dias anunciado pelo Pimentel”, comentou Mário Justino.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas