A Banda de Música Lira Santa Cecília participou da solenidade de entrega de instrumentos musicais, na tarde desta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Por meio do programa Bandas de Minas, com investimentos de R$ 1 milhão, o evento contemplou 85 instituições de 74 municípios, entre eles Pará de Minas.
Também participaram da solenidade, além do presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, Mário Justino da Silva, o procurador jurídico, Antônio Carlos Lucas, o diretor administrativo, José Germano Duarte, o diretor legislativo, João Jorge Abreu, os assessores do deputado estadual Inácio Franco, Cláudio Brandão e Fabiano Lucas, o secretário de estado de Cultura Ângelo Osvaldo, o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, entre outras autoridades e lideranças.
Ao lado do presidente da Câmara Municipal Mário Justino, Clara Mendes, presidente da Banda Lira Santa Cecília recebeu do governador Fernando Pimentel cinco novos instrumentos: uma flauta transversal, um trombone de vara, um clarinete, um trompete e um saxofone barítono. “A corporação sempre participa dos editais publicados pelo Estado, e é muito difícil estar entre os escolhidos. A nossa banda está muito bem servida com os novos equipamentos e estamos muito felizes”, afirmou Clara.
O maestro da Banda e da Escola de Música Geraldinho do Cavaquinho, Fernando Stringuetta, também esteve no evento. “Esses instrumentos serão mais um incentivo na formação dos alunos da Escola de Música, que posteriormente farão parte da banda, porque todos os músicos da banda se formam na escola”, ressaltou.
O presidente Mário Justino fez questão de prestigiar a solenidade destacando a importância da cultura musical na construção da história de Pará de Minas. “Recebemos o convite do Governo de Minas e estamos muito felizes de participar dessa solenidade. Essa política de valorização cultural tem de ser preservada. Esse programa é belíssimo e ajuda preservar a tradição das bandas de música, principalmente nas cidades do interior, como é Pará de Minas. Sabemos que os instrumentos são caros e esse apoio é fundamental para continuidade das corporações, pois a partir das bandas surgem grandes talentos musicais. Elas são a cara de Minas Gerais”.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas