Uma viagem pela história de Pará de Minas marcou a visita do presidente da Câmara, Mário Justino da Silva, ao Museu Histórico, Documental, Fotográfico e do Som, na manhã desta quarta-feira, dia 1º de fevereiro. A diretora do Muspam, Ana Maria Varela acompanhou o vereador pelas dependências da casa, contando os principais acontecimentos da centenária cidade Patafufa.
Mário Justino foi recebido por Ana Maria, que o conduziu às diversas salas caprichosamente decoradas, com mobílias e adornos dos primeiros moradores que aqui chegaram à procura de ouro e pedras preciosas, no final do século XVII. Então a diretora do museu começou a história assim: “O nosso município surgiu com a descoberta das minas de Pitangui, local que se tornou centro de migração e riqueza na área compreendida entre os rios Paraopeba, São João e Pará. A religião e a política já eram os principais pilares da colonização naque período. Havia um ponto de pouso situado às margens do Ribeirão Paciência, onde muitos se fixavam dedicando-se ao trato da terra e à criação de animais. Segundo antigos relatos, entre os que permaneceram no local estava o mercador Manuel Batista, apelidado de “Pato Fofo”, em virtude de do peso excessivo e a sua baixa estatura Manuel Batista estabeleceu-se numa fazenda que passou a explorar, e fama dele logo alcançou outros domínios da região. A casa onde residiu é considerada a primeira residência construída na cidade e, atualmente, abriga o Museu Histórico de Pará de Minas”, contou a diretora do museu.
E a visita seguiu para a sala da estação ferroviária, importante período para o desenvolvimento econômico local, depois foi a vez da sala onde estão expostos os primeiros agentes executivos de Pará de Minas, ou seja, naquela época o prefeito também era o presidente da Câmara. Só em 1948, é que os poderes passaram a ser independentes. De 1859 até 2017, o Legislativo Municipal teve 57 presidentes. O primeiro foi Alferes Reo e, atualmente, Mário Justino.
Prosseguindo a viagem no Muspam, Ana Maria mostrou as personalidades que construíram e contribuíram com a história política de Pará de Minas. Mas o semblante de Benedito Valadares despertou a atenção do vereador Mário e a diretora fez questão de contar algumas passagens da vida desse ilustre paraense. A visita terminou nas dependências da exposição “Era uma vez o futebol”, mostrando a trajetória esportiva do município e destacando os atletas e craques dos gramados do nosso município.
“Estou bastante emocionado com o que vi. Ana Maria é uma pessoa muito simpática e extremamente preparada para estar à frente do Museu Histórico. Ela é profunda conhecedora e estudiosa da história de Pará de Minas. Teve uma passagem interessante sobre Benedito Valadares que faço questão de guardar. Ana contou que esse competente político paraense dizia que: “conversa é ao pé do ouvido, mais de dois é comício e reunião só depois do negócio resolvido”. Achei essa fala muito prudente e agradeço a diretora toda atenção que nos deu durante essa emocionante visita ao local que nos remete às origens da nossa Pará de Minas.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas