O presidente da Casa, vereador Mário Justino da Silva iniciou a sessão solicitando a leitura da ata da reunião anterior, leitura de expediente e de proposições sem discussão. Em seguida foi feita a chamada dos oradores inscritos para uso da tribuna. Os dezessete parlamentares fizeram uso da palavra abordando temas como a dívida da prefeitura com a Paraprev, solicitação de retorno do transporte para universitários que estudam em outras cidades, recuperação de máquinas e equipamentos pela secretaria de obras, solicitação de médicos para os distritos, pedido de revisão do atendimento às crianças no P.A, dificuldades que alguns vereadores encontram de se reunirem o prefeito Elias Diniz. Alguns questionamentos também foram levantados sobre a atual administração, o que gerou pedido coletivo de todos os vereadores para que possam trabalhar em prol da população pará-minense, independente da sigla partidária.
Destaque da reunião ficou por conta da aprovação de 93 requerimentos
Prosseguindo a reunião, foram votados 93 requerimentos, os quais tiveram de pedido de reunião com a nova diretoria da APAE; ações de melhoria no trânsito em ruas e avenidas da cidade; operação tapa-buracos, asfaltamento, recapeamento, limpeza e capina de ruas, lotes e margens de rodovias que cortam Pará de Minas; construção e reforma de quadras esportiva em diversos bairros; informações sobre previsão de retomada e conclusão de obras nos distritos; patrolamento e manutenção de estradas rurais; reparos em guaritas e substituição da faixa de pedestres para faixa elevada de pedestres em algumas ruas; implantação de quebra-molas em ruas e avenidas; repasse de subvenção total, dotada pela Câmara Municipal ao Hospital Nossa Senhora da Conceição; construção de praças e jardins; plantio de árvores e outras vegetações em alguns bairros; facilitar a adesão de filhos de funcionários das creches no local de trabalho das mães; revisão e manutenção preventiva nos mananciais e depósitos de água dos poços artesianos do município; explicações sobre a implantação da Escola de Gestão Pública do Trabalho; criação de serviço especial para recolhimento de animais das ruas; melhoria na iluminação de praças, ruas, avenidas e povoados; ações de melhorias na segurança pública; reforma do necrotério municipal; informações sobre o risco de febre amarela em Pará de Minas; melhoria no sistema de letreiro dinâmico nos coletivos da Turi; explicações sobre as mudanças no atendimento do P.A; reavaliação do funcionamento da ETE; poda de árvores; sinalização vertical e horizontal em algumas ruas; implantação de lixeiras; contratação de médicos especialistas para as unidades de saúde; regularização de entregas de correspondências na comunidade de Ascensão; campanhas de conscientização sobre a posse e propriedade responsável de animais; mudança de classificação de ruas para comercial mista; limpeza de bueiros e ainda uso da tribuna pela ambientalista Sônia Naime para falar sobre a situação hídrica e o georreferenciamento de Pará de Minas. Esses requerimentos de autoria dos vereadores Marcão, Niltinho do São Cristóvão, Dilé, Mário Justino, Rodrigo de Torneiros, Marcos Aurélio, Márcio Lara, Rodrigo Varela, Ênio Talma, Carlinhos do Queijo, Carlos Lázaro, Toninho Glastone, Daniel de Melo e Marcílio de Souza foram aprovados por 15X00. Ainda foram destaques os requerimentos de autoria dos vereadores Rodrigo Varela, Dé Pedreiro e Toninho Gladstone com pedido limpeza, iluminação e policiamento das ruas que ligam o Patronato à Itambé. Essas proposições foram aprovadas por 15X00. O requerimento de autoria do vereador Daniel de Melo teve pedido de aquisição de veículo adaptado para fazer a castração de animais pelo Centro de Controle de Zoonoses e foi aprovado por 16X00.
Após as considerações finais, o presidente Mário Justino convidou para a próxima sessão, dia 6 de fevereiro, às 18 horas, no plenário da Câmara. Participe!
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas