O presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, vereador Mário Justino da Silva visitou a Escola do Legislativo em Belo Horizonte, nesta quarta-feira, dia 18 de janeiro com o objetivo de iniciar as atividades do PJ – Parlamento Jovem, neste ano de 2017. Ele esteve reunido com as coordenadoras estaduais do PJ, Fernanda Freitas, Leandra Oliveira, o estagiário André Machado. Também participaram do encontro o procurador jurídico da Casa Antônio Carlos Lucas, o gerente de compras e licitações Ângelo Sodré, o diretor legislativo João Jorge Abreu e a agente legislativa Aparecida Libéria.
Durante a reunião, Fernanda Freitas explicou que o Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política apartidária destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros. “O objetivo é criar para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. Eu digo que o PJ espalha semente com um ideal. O projeto prepara o jovem cidadão como sociedade organizada para discutir os assuntos de interesse da coletividade. O mais importante é o fenômeno que ele causa no município, ou seja, o movimento de renovação consciente nos jovens”, afirmou a coordenadora.
Leandra Oliveira acrescentou que o projeto existe desde 2004, e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex). O Parlamento Jovem é realizado em parceria com diversas câmaras municipais mineiras. A coordenadora ainda destacou que a Câmara de Pará de Minas foi a primeira visita que a Escola do Legislativo recebeu em 2017. “Estamos muito felizes com a presença do presidente Mário Justino e sua equipe. Eles demonstraram todo interesse de desenvolver o PJ. É a primeira Câmara a nos visitar este ano e começamos com o “pé direito”, disse.
Todos os anos, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é escolhido e trabalhado por meio de diversas atividades. No dia 25 de agosto de 2016, em Belo Horizonte, os estudantes discutiram sobre os três temas priorizados: educação política nas escolas; melhoria da saúde pública e violência contra a mulher. Após os debates, o tema da 14ª edição em 2017 será “Educação Política nas Escolas”.
“A finalidade da educação política na escola é informar sobre as características e o modo de funcionamento das instituições e do sistema político, além de promover o desenvolvimento do senso de justiça, do respeito à diversidade, da tolerância, da solidariedade, competências imprescindíveis para atuação nesse sistema e para construção de relações democráticas efetivas. A educação política inclui ainda o aprendizado sobre determinados papéis sociais no contexto democrático (eleitor, cidadão, representante, militante, burocrata, etc). Para tanto, é necessário criar condições para que o aluno possa aprender a analisar posições e programas políticos e de governo, respeitar diferenças políticas, sociais e culturais, discutir e deliberar em grupo, visando uma participação consciente”, explicou Fernanda sobre o tema.
“Foi uma visita muito produtiva e esclarecedora. As coordenadoras do projeto Parlamento Jovem nos recebeu com toda dedicação e disponibilidade, dando o suporte necessário que a Câmara precisará para o desenvolvimento do projeto. A partir de agora temos uma equipe bem preparada e coordenada pelo diretor legislativo João Abreu e servidora efetiva Aparecida Libéria, que dará sequência no cronograma de capacitações e oficinas, mantendo sempre o contato com a Escola do Legislativo em Belo Horizonte, para realizarmos as atividades propostas durante o ano de 2017”, finalizou o presidente Mário.
Nesta segunda-feira, dia 23 de janeiro, o presidente Mário Justino se reuniu com os professores Cláudio e Cláudia da Escola Avany Vilhena que faz parte do PJ, os colaboradores Jean e Vinícius, visando informá-los sobre a reestruturação do projeto, bem como a parceria fechada pela Câmara e a Escola do Legislativo. Os procuradores jurídicos da Casa Dr. Antônio Carlos e Drª Sheila Bastos e o diretor legislativo João Abreu, também acompanharam a reunião. A partir de fevereiro as atividades serão iniciadas com capacitações dos coordenadores e monitores, para que as demais escolas de ensino médio e superior de Pará de Minas sejam convidadas a participar do projeto.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas