O Projeto de Lei nº 01/2017 de autoria do Executivo foi colocado em discussão e votação pelo presidente da Casa, vereador Mário Justino, sendo aprovado por 16X00 em primeira e segunda votação. A sessão extraordinária foi pedida pelo prefeito para que o reajuste fosse pago na folha de janeiro, devido o fechamento ser feito todo dia 20 de cada mês.
Durante a discussão do projeto de lei, os vereadores Marcílio, Marcão, Marcos Aurélio, Leandro Alves, Dé Pedreiro, Carlinhos do Queijo, Márcio do São Cristóvão, Márcio Lara, Niltinho do São Cristóvão, Dr. Ênio, Dilé, Toninho Gladstone, Daniel de Melo, Rodrigo de Torneiros e o presidente Mário Justino parabenizaram o chefe do executivo pela iniciativa de conceder o reajuste acima da inflação.
O vereador Márcio Lara, que também foi funcionário público municipal fez um apelo ao Executivo. “Peço ao prefeito Elias uma atenção especial sobre o PMAC dos servidores da área da saúde, porque a gestão passada não fez repasse ao funcionalismo”, pontuou.
Marcão, Marcílio e Dr. Ênio pediram à atual administração um cuidado especial quando o assunto tratar de demissões. Segundo eles, quando houver cortes de pessoal, que seja analisados alguns critérios como a idade dos servidores, por exemplo. Como o índice de desemprego no município é alto, principalmente os mais velhos terão dificuldades de conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho.
De acordo com o vereador Rodrigo Varela, líder do governo na Câmara, esse reajuste só foi possível devido cortes feitos no orçamento da Prefeitura, pela atual gestão. “O prefeito Elias Diniz fez redução no número de secretarias e também de servidores contratados, por isso Pará de Minas é a única cidade da região a conceder aumento de salário, no momento em que a maioria dos municípios enfrentam a maior crise financeira e política da história do nosso país”, disse.
O presidente Mário Justino da Silva disse que ficou satisfeito com a primeira reunião extraordinária da Casa. “Começamos muito bem o ano, com a aprovação de um projeto que beneficia os servidores públicos municipais. Reforço o compromisso que este poder legislativo tem com a população de Pará de Minas, pois estamos preparados para trabalhar nos próximos quatros e vamos cumprir nosso objetivo que é oferecer melhor qualidade de vida às pessoas”, concluiu.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas