Esta segunda-feira, 9 de janeiro, foi bastante movimentada na Prefeitura de Pará de Minas. Logo pela manhã, o prefeito Elias Diniz se reuniu com presidente da Câmara, Mário Justino da Silva e em seguida aconteceu um encontro com todos os vereadores. A reunião foi pautada por notícias que agradaram o Poder Legislativo.
lias Diniz iniciou a conversa, anunciando o reajuste salarial tão aguardado pelos servidores. Segundo ele, a situação financeira é grave, mas a redução de gastos na folha de pagamento e no número de secretarias possibilitou essa reposição de 7% nos salários do funcionalismo público. “Enviaremos à Câmara Municipal, na próxima semana, o projeto de lei que concede o reajuste aos servidores públicos municipais. Essa ação concretiza o nosso compromisso de valorizar os funcionários públicos. O índice é superior ao reajuste do salário mínimo, pois desde janeiro de 2015, não era repassado o reajuste”, afirmou o prefeito.
Além dessa notícia, o chefe do Executivo anunciou a escala de pagamento do restante dos salários de dezembro e do décimo terceiro. “Essa ação de pagarmos os salários em atraso impactará positivamente a economia do nosso município. Com essa programação, em janeiro, a Prefeitura assumirá duas folhas de pagamento. No dia 14 será pago o salário do mês de dezembro. No dia 31, será quitada a metade do 13º que ficou pendente. No final deste mês, será definida a data de pagamento dos salários de janeiro”, concluiu Elias.
O presidente da Câmara, vereador Mário Justino se dispôs a receber o projeto de lei e encaminhar aos vereadores para apreciação. “A Câmara está preparada para a primeira reunião ordinária de 2017 e vamos trabalhar dentro da legalidade, beneficiando a população. Vamos aguardar a chegada dessa proposição para darmos os tramites legais na Casa e colocá-la em pauta para votação”, pontuou Mário.
Ainda foram discutidos temas como a dívida da Prefeitura Municipal com o Instituto Previdência de Pará de Minas – Paraprev, que de acordo com Elias Diniz esse problema será solucionado em sua gestão.
A suspensão do concurso público também foi comunicada aos vereadores pelo prefeito, que alegou a necessidade de adequação dos cargos, vagas e salários, considerando a gestão responsável dos recursos públicos e a prestação de serviços de qualidade à população.
Elias Diniz anunciou a implantação do programa Cidade Digital e do sistema de monitoramento Olho Vivo que trata diretamente da questão de segurança pública. A proposta é reduzir urgentemente os índices de furtos e assaltos em Pará de Minas. O vereador Rodrigo Alves, morador da comunidade de Torneiros questionou a necessidade de expansão do programa às zonas rurais que têm sofrido com o aumento da criminalidade. De acordo com o prefeito, estudos estão em andamento para que o programa seja estendido aos distritos e povoados.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas