A celebração em ação de graças foi realizada por Padre Ydeci Ferreira dos Santos, na matriz de São Francisco, em Pará de Minas, no final da tarde deste domingo, 1º de janeiro de 2017. A missa fez parte da solenidade de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos no pleito do dia 3 de outubro do ano passado.
Após a celebração da missa, o prefeito e vice-prefeito eleitos de Pará de Minas, os dezessete vereadores e convidados se dirigiram ao Ápice Convenções e Eventos, bairro Providência, para realização da solenidade de posse. O evento contou com presença dos membros do Executivo e dos vereadores acompanhados de familiares, amigos e convidados entre eles autoridades municipais, estaduais e federais, além de autoridades civis, políticas, militares e religiosas. Conduzidos pelo Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramicelli ao som da música “Pompa e Circunstância” cantada pelas Irmãs Silva acompanhadas dos músicos Antônio e João Rachid, os membros da nova legislatura 2017/2020 ocuparam lugar de destaque para o início da solenidade de posse.
A eleição da Mesa Diretora foi presidida pelo vereador mais velho, o médico Ênio Talma Ferreira de Rezende (PSDB) auxiliado pelo vereador Carlos Roberto Lázaro (PSC). Os vereadores Marcos Aurélio dos Santos (DEM) e Mário Justino da Silva (PRB) disputaram a presidência da Câmara. O vereador Marcus Vinícius Rios de Faria (PMDB) não apresentou a candidatura, conforme havia anunciado. Na contagem dos votos, Mário venceu por 09X08, o colega Marcos Aurélio. Em seguida foram eleitos o vice-presidente Carlos Roberto Lázaro, o 1º secretário Marcus Vinícius Rios de Faria (Marcão), 2º vice-presidente: Dilhermando Rodrigues Filho (Dilé), 2º secretário: Gladstone Correa Dias.
O novo presidente da Câmara, vereador eleito pela primeira vez, Mário Justino da Silva demonstrou a satisfação de assumir o cargo, deixando clara a consciência dos desafios que terá à frente do Legislativo Municipal. “Fico muito contente com o apoio da maioria dos meus colegas, pois manifestei minha intenção de disputar a presidência. Somos um poder independente e prometo trabalhar muito para que o Legislativo seja atuante na defenda dos interesses da população, cumprindo o que está no Regimento Interno da Casa, na Lei Orgânica e na Constituição Federal”, afirmou Mário.
O vereador Marcos Aurélio desejou sucesso ao novo presidente, na condução dos trabalhos à frente da Câmara Municipal nos próximos 12 meses. “O que aconteceu foi um processo democrático, onde a maioria dos vereadores escolheu o Mário Justino e desejo sucesso a ele, certo que ele pautará seu mandato segundo o Regimento Interno, a Lei Orgânica e a Constituição. Vamos apoiá-lo nas decisões que forem melhor para o povo de Pará de Minas, o que é mais importante”.
Prosseguindo a solenidade, a Mesa Diretora da Câmara empossou o prefeito Elias Diniz e o vice-prefeito Zezé Porfírio. Em seu último ato oficial, Antônio Júlio transmitiu o cargo, passando às mãos dos novos gestores o livro de posse da Legislatura 2017/2020.
Veja os vereadores eleitos para o mandato 2017/2020 em Pará de Minas:
Antônio Carlos dos Santos (PTB)
Carlos Roberto Lázaro (PSC)
Daniel de Melo Oliveira (SD)
Dilhermando Rodrigues Filho (PSDB)
Ênio Talma Ferreira de Rezende (PSDB)
Gladstone Correa Dias (PSDB)
José Salvador Moreira (PSD)
Leandro Almeida Ferreira (PV)
Marcílio Magela de Souza (PMDB)
Márcio Eustáquio Rodrigues (PTC)
Márcio Lara (PTC)
Marcos Aurélio dos Santos (DEM)
Marcus Vinícius Rios Faria (PMDB)
Mário Justino da Silva (PRB)
Nilton Reis Lopes (PMDB)
Rodrigo Alves Meneses (PMDB)
Rodrigo Varela Franco (PSD)
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas