Recentemente uma comissão composta por vereadores da Câmara Municipal de Pará de Minas visitou a penitenciária Pio Canedo a fim de conhecer as instalações, acomodações e os projetos realizados na instituição carcerária.
Os vereadores puderam conhecer as acomodações de dois pavilhões, a enfermaria, funcionários da penitenciária e a UAI Brinquedos, que é uma fábrica de brinquedos que utiliza na sua produção mão de obra de detentos. A diretora do presídio também afirmou que há um projeto para instalar uma faculdade à distância para os detentos que quiserem continuar os estudos.
Na segunda feira, 25/02, a diretora da penitenciária, senhora Sara Simões, retribuiu a visita dos vereadores, participando da reunião ordinária da Câmara.
Na reunião, Sara Simões ressaltou a necessidade de o poder executivo municipal criar projetos sociais para a ressocialização dos presos, podendo, assim, evitar uma possível superlotação do presídio. Segundo a diretora, a família e a religião são também peças fundamentais no processo de recuperação dos internos.
Sara Simões disse que a situação do presídio pará-minense está tranquila no que diz respeito ao espaço físico para os detentos, mas a recente rebelião que ocorreu na penitenciária Nelson Hungria em Contagem – MG , serve de alerta para todo o estado. Ela também falou sobre a necessidade de utilizar cascalho para pavimentar algumas áreas próximas à instituição, já que, com o aumento do fluxo de veículos, alguns espaços foram transformados em estacionamentos e ainda foram deteriorados pelas chuvas. Ainda de acordo com a diretora Sara Simões, há também a necessidade de construir uma guarita para abrigar os visitantes.