No dia 7 de abril é comemorado o Dia do Jornalista. Comemoração criada pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró.
Giovanni Badaró foi médico e jornalista. Ele foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. Em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem, e o dia 7 de abril passou a ser “Dia do Jornalista”.
Por ocasião das comemorações dessa data, a 19ª Companhia da Polícia Militar de Pará de Minas convidou jornalistas da imprensa local e também de outras cidades do centro-oeste mineiro, assim como outros profissionais da comunicação, para participarem do evento “Café com a Imprensa”. O comandante da unidade, Major Joel Rocha, recebeu os convidados, cerca de 40 profissionais das mídias de Pará de Minas e cidades vizinhas, como Papagaios, Pitangui, Pequi e Igaratinga, todos parceiros da Polícia Militar na divulgação de notícias relacionadas à segurança pública. O cerimonial foi conduzido pelo Sargento Valério, da 19ª Companhia da Polícia Militar de Pará de Minas. Durante o evento, foi exibido um vídeo que enaltecia as funções do trabalho jornalístico.
Em seguida, todos os profissionais de jornalismo presentes se apresentaram e também tiveram a oportunidade de fazer explanações aos demais.
Entre os convidados, estavam presentes três representantes do Poder Legislativo, os senhores João Jorge de Abreu - Diretor Legislativo e Comunicação, Carmélia Cândida – Redatora Oficial e Janaína Campos – Assessora de Imprensa. “Eu e meus colegas de trabalho estamos sensibilizados com o carinho e respeito com que fomos recebidos. Agradecemos a homenagem recebida pela Polícia Militar de Pará de Minas”. Disse Carmélia Cândida, no momento destinado ao pronunciamento dos convidados.
Major Raimundo Lopes Ferreira, Chefe da Seção de Comunicação da 7ª Região da Polícia Militar, falou em nome do Comandante da Região e agradeceu aos jornalistas pela excelente parceria com a Polícia Militar.
Os convidados receberam um certificado da Polícia Militar com os seguinte dizeres :
“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício do cotidiano do caráter. Assim, papel e caneta sempre serão instrumentos da verdade nas mãos de um jornalista”.
Para encerrar o belo evento foi servido um café. O momento foi de descontração e confraternização entre os convidados.