O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais realizou, entre os dias 18 e 19 de abril, a 1ª Primeira Conferência de Controle externo do Tribunal de Contas de Minas Gerais. O evento foi realizado no Expominas, em Belo Horizonte. Segundo informações do site oficial do TCEMG, foram mais de 3.200 participantes, entre prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, representantes de entidades de classes, professores, controladores internos, contadores, chefe de gabinetes e servidores de diversos setores públicos prestigiaram as apresentações no Auditório 1 do Centro de Convenções.
Adriene Barbosa de Faria Andrade, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, abriu oficialmente a 1ª Conferência de Controle Externo do TCEMG, ressaltando que o evento é o maior do gênero já acontecido no Brasil. Destacou também a grande missão do Tribunal de Contas, responsável pela fiscalização de 3.332 jurisdicionados. O governador do estado, Antônio Augusto Anastasia, ressaltou a importância do debate sobre a eficácia da gestão pública e também falou sobre a mudança da visão do cidadão, que passou a enxergar a política pública como um “valor”, e disse ainda que o grande desafio do Governo de Minas Gerais é transmitir às pessoas a ação governamental dedicada e eficiente.
O principal objetivo das oficinas realizadas durante a conferência foi o de capacitar tecnicamente os conferencistas, além de permitir o aprimoramento de seus conhecimentos e criar oportunidades de trocas de experiências.
A Câmara Municipal de Pará de Minas foi representada pelas servidoras Viviane Luzia Ambrósio Nunes, Diretora Financeira e Contábil, Aparecida Libéria Santos Moreira – Controladora Interna, Luciana Maria dos Santos Pereira - Tesoureira, Michele- Aparecida Villaça -Agente Contábil e Danielle de Souza Alves – Assessora de Compras e Licitação. Elas participaram das oficinas: Orçamentos Públicos, SICOM (Sistema Informatizado de Contas Municipais), Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Licitações e Contratos, Tomada de Contas Especial e Gastos com Pessoal. Cada uma se inscreveu na oficina relacionada ao trabalho que realizam no Legislativo de Pará de Minas.
Viviane Ambrósio Nunes e Michele Aparecida Villaça, responsáveis pelo Setor de Contabilidade e Finanças, afirmam que a 1ª Primeira Conferência de Controle externo do TCEMG proporcionou a elas a possibilidade de reciclar seus conhecimentos na área contábil. “Pudemos ver a contabilidade pública de forma diferente, nos foi apresentada uma visão mais ampla e moderna sobre esse aspecto”, disse Viviane Ambrósio. Para Michele Villaça, a organização do evento foi o que mais chamou sua atenção: ”surpreendeu-me a organização. Foram mais de três mil participantes e não houve nenhum tipo de problema. Os horários também foram cumpridos corretamente, sem atrasos”.
“As oficinas trouxeram melhorias para o nosso trabalho. Atualizarmo-nos foi importante para continuarmos conciliando nossas atividades profissionais às determinações e orientações do TCEMG”, afirmou Aparecida Libéria.
Para finalizar, as servidoras Luciana Pereira e Danielle Souza também falaram sobre as oficinas administradas pelo TCEMG: “O curso foi muito útil. Tive a oportunidade de tirar algumas dúvidas, aprimorar meus conhecimentos, principalmente na parte que abrangeu as licitações. Achei ótimo”, contou Luciana Pereira.
“O Tribunal de Contas mostrou por meio desse curso que ele quer nos orientar quanto às 'cobranças' e determinações pertinentes aos órgãos públicos. Foi um trabalho de conscientização”, disse Danielle Souza.