Um dos maiores objetivos do Legislativo atual é trabalhar em prol de um meio ambiente saudável e pelo bem-estar da população pará-minense. Oito dias após a mobilização social promovida pela Associação Ama Pangeia - Amigos do Meio Ambiente e pelo Codema - Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Pará de Minas, o tema “lixo eletrônico” foi colocado em discussão em uma reunião realizada pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa, do Consumidor e Meio Ambiente, na manhã de 11 de junho, no plenarinho da nova sede do Legislativo. Participaram desse encontro os vereadores Leandro Alves (presidente Comissão de Direitos Humanos, Defesa, do Consumidor e Meio Ambiente), Geralda Vítor Lebrão (vice-presidente) e Antônio Linhares Villaça. Representando os vereadores Geraldo Luiz Batista e José Salvador Moreira, as assessoras parlamentares Nicelma Rodrigues Alves e Tatiane Lima, respectivamente. Também estiveram presentes os senhores Guilherme Eufrásio Resende, diretor de Departamento de Vigilância Sanitária, Sílvio Oliveira Faria, representando a CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), José Gomes Ferreira, representando a Copasa, Eduardo W. Pereira, diretor de departamento da Secretaria de Meio Ambiente, senhor Geraldo Medina e André Rufino, gerente do Senai de Pará de Minas.
A grande preocupação dos vereadores é não existir em Pará de Minas um trabalho de recolhimento do lixo eletrônico. A maioria parte desses materiais é encaminhada ao aterro sanitário, que não possui um local adequado para o seu descarte.
Todavia, o lixo eletrônico que foi recolhido há algum tempo,pelo senhor Geraldo Medina, está depositado no centro de zoonoses do município aguardando a destinação correta.
Essa foi a segunda reunião realizada pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa, do Consumidor e Meio Ambiente neste ano. De acordo com o vereador Leandro Alves, o intuito de reunir-se mensalmente com representantes de diversas instituições ligadas ao assunto e desenvolver um projeto que atenda às necessidades provenientes das questões ambientais.