Na manhã do dia 20 de setembro, centenas de pessoas, entre autoridades, representantes de instituições e munícipes em geral, compareceram à nova sede da Câmara para participar da solenidade oficial de inauguração. O evento fez parte das comemorações do aniversário de 154 anos de emancipação político-administrativa do município. Nas palavras do prefeito Antônio Júlio, uma “obra que representa todas as inaugurações do dia 20 de setembro”.
A cerimônia foi realizada no saguão de entrada, denominado com o nome do ex-vereador Francisco Júnior, o “Chiquinho do Gás”. A denominação foi uma homenagem a Chiquinho, que, como presidente da Câmara nos anos de 2005 e 2007 e como vereador, lutou muito para que a obra se concretizasse.
Após o início da solenidade com a execução do Hino Nacional, a placa comemorativa foi descerrada.
O prédio recebeu o nome de José Moreira Xavier – Zezinho Xavier por meio do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 4/2013, de autoria do vereador Antônio Linhares Villaça. Familiares de Zezinho Xavier – falecido em 2003, aos 91 anos – estiveram presentes na solenidade e mostraram-se felizes com a homenagem ao saudoso ex-vereador, que teve 8 mandatos e demonstrava grande apreço pelos mais carentes, tendo ajudado muitas famílias com doações e também com perdões de dívidas. Zezinho Xavier teve atuação destacada à frente da farmacinha da Prefeitura e, de forma independente, manteve uma farmácia em sua casa por vários anos, distribuindo amostras grátis àqueles que não tinham condições de comprar remédios. Também teve participação decisiva na fundação da Apae de Pará de Minas, apoiando uma iniciativa de sua esposa, Olga, conseguindo, junto ao prefeito José Porfírio de Oliveira, o terreno para a construção da escola e tendo sido o primeiro presidente da instituição.
Familiares Zezinho XavierNa foto, familiares do homenageado, José Moreira Xavier - Zezinho Xavier
Em seguida, o Padre José Reis abençoou as instalações. Foi um momento bastante emocionante, com palavras marcantes pronunciadas pelo religioso, acompanhada de trechos de canções cantadas pelo vereador Geraldo Luiz Batista, acompanhado do público presente.
Francisco Júnior, muito emocionado, abriu os discursos e se disse muito feliz por estar participando do momento e por receber a homenagem de ter seu nome denominando o saguão da Câmara, mas ressaltou que a comenda não é para ele, mas para todos os ex-presidentes que passaram pela Casa e que tiveram participação na obra. Fez agradecimentos a todos que elogiaram e também criticaram, destacando que as críticas também foram importantes no processo de construção do prédio.
Também se pronunciou o prefeito Antônio Júlio, que disse estar muito orgulhoso com a inauguração e que sempre acreditou na obra: “temos que ser ousados, pensar Pará de Minas grande. Fizemos uma casa para o povo de Pará de Minas e para o futuro de nossa terra”. O prefeito aproveitou para destacar a importância do Legislativo: “aqui é a base da sustentação de qualquer governo e de qualquer regime democrático”.
Para finalizar, o presidente da Câmara, vereador Marcílio Magela da Câmara, discursou. Em seu discurso, relembrou toda a história da obra da Câmara, que começou em 2002, com a compra dos quatro lotes onde seria erguida a edificação, bem como dos projetos executivos, pelo então vereador Francisco Assis Viana, o popular “Pelota”. Marcílio citou todos os presidentes que estiveram à frente da obra, agradeceu todas as pessoas envolvidas na construção, falou do orgulho e satisfação em inaugurar a nova sede e das dificuldades enfrentadas e críticas recebidas. E ressaltou: “E todos que estamos aqui, agora, passaremos. Virão outros vereadores, outras administrações, outros funcionários, mas o EDIFÍCIO JOSÉ MOREIRA XAVIER – “ZEZINHO XAVIER” permanecerá. Ele servirá de sede para o Legislativo por muitos e muitos anos.”
Após os discursos, foram iniciadas as visitas às instalações.
O engenheiro e arquiteto responsável pelos projetos foi Osvaldo da Fonseca Filho, que atuou em todas as etapas da obra. Também em todas as etapas, a obra contou com os trabalhos da empresa MM Engenharia e Construções Ltda, de propriedade de Vicente de Paulo Mendonça. Apesar de ter sido inaugurada, a obra não está totalmente finalizada, o que acontecerá provavelmente em 2014 ou 2015.