Aconteceu na manhã do dia 10 de janeiro, na sede da Prefeitura de Pará de Minas, a posse dos membros do Comitê Municipal de Combate à Dengue em Pará de Minas, que está diretamente ligado a Secretaria Municipal de Saúde.
Uma força tarefa foi montada com a participação de representantes da Câmara Municipal, Conselho Municipal de Saúde e representantes das secretarias municipais, Associações Comunitárias, Associação Empresarial de Pará de Minas – ASCIPAM, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Igrejas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Superintendência Regional de Ensino, para implementar as ações de combate à dengue durante todo o ano. Mas uma atenção especial é dada durante os períodos chuvosos e quentes, época propícia para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
O Prefeito Antônio Júlio acrescentou que a administração sozinha não tem como combater o mosquito da dengue. “Os dados que nos são repassados mostram que cerca de 80 por cento dos focos do mosquito estão dentro das residências. A proximidade de Pará de Minas com Belo Horizonte também preocupa, uma vez que na Região Metropolitana os casos de dengue têm aumentado cada vez mais”, enfatizou Antônio Júlio.
Profissional do setor de construção civil, o vereador Dé Pedreiro, também convocou a população para combater a dengue. “É preciso que todo pará-minense faça sua parte e aproveito pedir a colaboração de todos os companheiros do ramo da construção civil no combate à doença em nossa cidade”, concluiu o vereador.
Focos de dengue em Pará de Minas
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou índices preocupantes. 78% dos focos estão dentro das residências, principalmente em tambores, latas, vasos de planta, pneus, garrafas, plásticos e caixas d´água. Santos Dumont, São Pedro, JK, Vila Ferreira, Padre Libério, União, Recanto e Providência são os bairros que apresentam os maiores índices de focos do Aedes Aegypti.
Já 9,25% estão em terrenos e lotes. 7,5% foram encontrados nos comércios e 5,25% em lugares públicos como praças.
Pará de Minas possui aproximadamente 40 mil residências que são visitadas periodicamente pela equipe de combate a dengue formada por: cinco supervisores, cinquenta agentes e um supervisor que será incluído este ano.
Assessoria de Comunicação Câmara de Pará de Minas.
OBS: Foto site da Prefeitura de Pará de Minas