Após várias discussões e debates das autoridades e também da população pará-minense para solucionar a questão de segurança pública, o vereador e Vice-Presidente da Câmara Carlos Roberto Lázaro (Carlinhos da Telefônica) entrou com um requerimento, no dia 27 de janeiro, pedindo ao Prefeito Antônio Júlio aprovação de uma lei que cria a Guarda Municipal em Pará de Minas.
Ainda segundo o vice-presidente, uma reunião com o Prefeito foi marcada para que eles possam estudar a viabilização da Guarda Municipal, que tem como alguns dos principais objetivos a proteção dos patrimônios públicos contra pichações, vandalismo e depredações de patrimônio, além de atuar na defesa dos próprios cidadãos.
A Guarda Municipal será regulamentada por legislação própria, por isso tem funções mais amplas como: organização, fiscalização e orientação do trânsito dentro do município; apoio à Defesa Civil no caso de calamidades públicas (como enchentes, incêndios, entre outros); apoio às ações de preservação ambiental; segurança das escolas municipais e prevenção contra venda e uso de drogas nestas instituições de ensino; proteção ao patrimônio histórico, paisagístico, cultural e ecológico, patrulhamento preventivo às ações criminosas dentro da área do município entre outras.
Atualmente é possível perceber as polícias com a sobrecarga de demanda para atender à população. E é nos casos de delitos de baixo risco que a Guarda Municipal entra para atuar de forma preventiva e até mesmo repressora nas ocorrências necessárias.
“Diante da insegurança vivida por toda população, a criação da Guarda Municipal dará um suporte extra ao trabalho já desenvolvido pela 19ª Cia Independente da Polícia Militar e também ao Batalhão do Corpo de Bombeiros”, destacou o vereador Carlinhos.