O local está praticamente coberto por aguapés, sinalizando a gravidade da poluição que contaminou o lago, com o esgoto sanitário que é despejado pelas cidades de Igaratinga, Itatiaiuçu e Itaúna.
A gravidade da situação mobilizou os vereadores da Câmara de Pará de Minas, no sentido de encontrar uma solução para recuperar um dos cartões postais do município. O vereador Geovane Correia foi quem levou o assunto para o Legislativo, afirmando que o prejuízo não é só da população local, mas também para os turistas, que têm deixado de frequentar o Lago Azul.
“Na verdade o Lago Azul agora se tornou Lago Verde devido os dejetos que recebe destas cidades. A situação é vergonhosa e de calamidade pública. Antes era possível até pescar, mas hoje a gente nem consegue ficar no local, pois o mau cheiro é insuportável”, disse indignado, o vereador.
Ainda segundo Geovane, já existe uma mobilização das autoridades para visitar o Lago Azul com a Comissão Estadual de Meio Ambiente. O vereador acredita que o Ministério Público também deve tomar providências no sentido de minimizar os impactos ambientais causados por esse tipo poluição.