Segundo Rodrigo, cada dia é possível ver mais pessoas morando nas ruas. “É uma situação preocupante, essas pessoas vivem de esmolas e em muitos casos essas doações são usadas para manter o vício de drogas. Sabemos do importante papel da CASA DA ACOLHIDA, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, mas a ação do poder Executivo poderia também minimizar o problema”, argumentou o vereador.
No início de fevereiro, o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Geraldo Magela respondeu o requerimento do vereador Rodrigo, informando que desde o início da nova gestão várias ações vendo sendo implementadas. E o resultado foi a criação recente do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, que está previsto para ser inaugurado em março.
A implantação do Centro POP, presente no Plano de Assistência Social do Município e aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, foi autorizada e será custeada por meio de recurso federal e atuará em parceria com a Casa da Acolhida.
Ainda de acordo com o ofício da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o modelo de serviço de acolhimento à população de rua que está sendo implantado em Pará de Minas, foi baseado no programa da cidade de Curitiba. Além disso, foram investidos R$12 mil para treinamento e capacitação dos profissionais envolvidos no serviço.
“Através de diagnóstico socioterritorial foram identificados 8 moradores de rua naturais de Pará de Minas e o Centro POP possibilitará a inserção do usuário no cenário social, político e cultural de nossa cidade, além de resgatá-lo como cidadão”, concluiu Geraldinho Cuíca.