Antes de iniciar a sessão, o presidente Carlos Lázaro e demais vereadores receberam no plenarinho uma comissão de diretores da Ascipam que acompanhará as reuniões todas as segundas-feiras. De acordo com o presidente da associação empresarial, Carlos Henrique Souza, o objetivo é manter os mais de 1.200 associados informados sobre ações que são discutidas e aprovadas no Legislativo.
Após o encontro, o presidente Carlos Lázaro iniciou os trabalhos, solicitando a leitura da ata da sessão anterior e prosseguiu com a chamada para utilização da tribuna pelos parlamentares. Alguns vereadores fizeram uso da palavra, entre eles Rodrigo Varela, Marcos Aurélio, Flávio Medina e Geraldo Doidão. Também participou da reunião o coordenador do Serviço de Saúde Mental de Pará de Minas, Antônio Carlos Goebel, que fez esclarecimentos a respeito de reivindicações feitas pela voluntária no Centro de Convivência Caminho da Esperança Maria Elizabete Justo Monteiro. Ela havia usado a tribuna da Câmara na reunião do dia 13 de abril, afirmando que a casa onde funciona o Centro encontra-se em péssimas condições e que o banheiro precisa de reforma urgente e apontando falhas na entrega de medicamentos de alto custo para pacientes que sofrem de doenças mentais.
Segundo o coordenador Antônio Carlos, desde 2014 vem sendo planejada uma ampla reforma no imóvel ocupado pelo Centro de Convivência. Ele ressaltou que cerca de 70 pessoas recebem assistência no Centro de Convivência, por isso é importante e necessário planejar bem a execução de melhorias no imóvel. Quanto à distribuição de medicamentos, Antônio Carlos explica que, na casa Caminho da Esperança, não são distribuídos medicamentos e que os assistidos retiram os remédios na farmácia básica do município mediante receita prescrita por um especialista.
Os vereadores Marcos Aurélio dos Santos e Flávio Medina Neto haviam visitado o Centro de Convivência Caminho da Esperança, quando constataram que os serviços prestados aos usuários são de boa qualidade e atendem à demanda. Eles ainda disseram que estão acompanhando o processo de reforma do local.
Na sequência, foram votados dezenove requerimentos, sendo aprovados por 13X00. As proposições tiveram pedidos de operação tapa-buracos no bairro Dom Bosco; elaboração de projeto de lei criando agência reguladora dos serviços de água e esgoto do município; manutenção de academias ao ar livre, nos bairros Santos Dumont, Nossa Senhora de Fátima, União e JK; esclarecimentos à empresa Melo Teodoro Empreendimentos sobre demora na regularização do loteamento do bairro São Paulo; informações da Polícia Civil sobre demora na entrega de segundas vias das carteiras de identidade; solicitação ao Executivo que envie inventário de todos os bens afetos e vinculados à prestação de serviço de saneamento básico que deverão ser entregues à empresa Águas de Pará de Minas; divulgação pelo Executivo à população, de forma ampla e com antecedência, da data que os usuários deverão pagar suas contas de água e esgoto à Copasa, pois muitas pessoas possuem débito automático e necessitam tomar providências bancárias; capina e limpeza no entorno do aeroporto; calçamento e limpeza de ruas nos bairros Santa Edwirges e Santos Dumont; limpeza do velório municipal; capina e reparo de ruas, poda de árvores, mapeamento de lotes, implação da Rede de Vizinhos Protegidos, implatação de projetos sociais no bairro Vila Maria; reativação de lagoa e colocação de placa de denominação em praça, no bairro Recanto da Lagoa; construção de rotatória na avenida Presidente Vargas, em frente ao clube Praça de Esportes e informações sobre planejamento para impedir o trânsito de veículos pesados pela rodovia LMG-818, que liga Pará de Minas a Florestal, quando da inauguração da praça de pegágio na rodovia BR-262.
Durante as considerações finais, o presidente Carlos Lázaro fez uma avaliação positiva sobre a reunião com os diretores da Ascipam, destacando que um dos assuntos abordados foi a implantação da Guarda Municipal, projeto que ele solicita do Executivo desde 2013. Em seguida, encerrou a reunião, convidando a todos para a próxima sessão, no dia 27 de abril, às 18 horas, no plenário da Casa. Participem!
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas