A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.
Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico. Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente.
Para conscientizar a população masculina a partir dos 45 anos, a secretaria de saúde de Pará de Minas promove durante este mês, em todas as unidades básicas de saúde do município, palestras alertando aos homens sobre a importância de fazer o exame anualmente. Quem possui caso da doença na família, a idade cai para 40 anos.
O presidente da Casa, vereador Marcílio de Souza, que desde o início da vida pública atua na área da saúde, destaca a importância da campanha no combate ao câncer de próstata. “Combatemos o câncer de próstata e todas as demais doenças é com a prevenção. Precisamos deixar os preconceitos de lado e cuidarmos do nosso bem estar. Por isso, fazer periodicamente os exames é fundamental para que tenhamos qualidade de vida. Mas caso aconteça um diagnóstico da doença, tratá-la no começo é bem mais fácil” afirmou Marcílio.