De acordo com Rafaela Oliveira, assessora da secretaria municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a mostra tem como objetivo despertar as pessoas para as questões sociais e ambientais, conscientizando-as sobre a responsabilidade de cuidar adequadamente do meio ambiente e como o lixo deve ser reaproveitado ou descartado de maneira correta. “Com esses painéis, relatórios, gráficos e o acervo fotográfico, mostramos a retirada das famílias e a extinção do antigo lixão. A construção do galpão de reciclagem da Ascamp, que oferece trabalho digno às pessoas que tiravam seu sustento daquele local, a construção do aterro controlado e as campanhas para mobilizar os pará-minenses à prática da coleta seletiva. Temos também alguns personagens do nosso folclore e da nossa literatura, que foram confeccionados por alunos da escola Fernando Otávio. Esse trabalho com material reciclável foi todo coordenado pela professora Zélia e agora faz parte da exposição”, relatou Rafaela.
Para o vereador Rodrigo Varela, a questão do lixo precisa ser olhada com mais atenção. “Fiquei impressionado quando participei da abertura da exposição no Museu Histórico. São informações que devem ser levadas à população, para que cada um faça sua parte e contribua com a melhora do meio ambiente e da qualidade de vida. É importante nos educarmos, sobretudo nas questões ambientais” afirmou o vereador.
A exposição ficará aberta até o dia 02 de março de 2015, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17 horas, no hall de entrada da Câmara, na avenida Presidente Vargas, 1935 – bairro Senador Valadares. As escolas interessadas em agendar uma vista podem entrar em contato pelos telefones: 27 3237-6000 ou 3237-6089.