“A celebração é uma homenagem instituída pela Câmara Municipal, por meio da Lei 2012/81, para relembrar o heroísmo, bravura e coragem desses soldados, que lutaram no final da 2ª Guerra Mundial, defendendo o Brasil. Todos os expedicionários já faleceram, mas para os familiares e para nós vereadores, essa missa é muito importante, pois mantém viva a mémoría dos nossos ex-combatentes”, ressaltou o presidente da Câmara, Carlos Lázaro.
No memorial que fica na Praça dos Expedicionários, no centro da cidade foi depositada uma coroa de flores, lembrando que o dia 8 de maio é considerado o “Dia da Vitória”. A 2ª Guerra Mundial durou seis longos anos de uma luta sangrenta, que matou aproximadamente 55 milhões de pessoas no período de 1939-1945.
“O Dia da Vitória é comemorado todo dia 8 de maio, para lembrar-nos que um dia cerca de 25 mil homens enfrentaram toda sorte de dificuldades, como o adestramento diminuto, armamentos precários, a falta de experiência em oposição a um inimigo calejado de batalhas, um terreno adverso e severas condições climáticas. Esses homens lutaram contra a intolerância, contra a opressão, contra o totalitarismo escravista e a discriminação racial. Devemos a esses homens, a vitória da liberdade, da democracia e da paz, conquistada e embebida em sangue de bravos brasileiros, que defenderam nossa honra e soberania com sua coragem, seus valores e seu patriotismo”. (Trecho extraído de um artigo do site da FEB – Força Expedicionária Brasileira)
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas