O debate contou com a presença de autoridades municipais, entre elas o vice-prefeito, Geraldinho Cuíca, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Lázaro, os vereadores Flávio Medina Neto, Rodrigo Varela, Marcos Aurélio, Antônio Villaça e Marcus Vinícius (Marcão), além de representantes de 65 escolas da rede municipal e estadual de ensino, do assessor de planejamento da Secretaria Estadual de Educação, Kleber Gesteira.
Os educadores pediram soluções urgentes para os casos de violência e indisciplina no dia a dia da escola. O assessor de planejamento da Secretaria Estadual de Educação, Kleber Gesteira falou da importância de criar um documento reivindicando atitudes urgentes do Estado. “A determinação da secretária é que as questões aqui levantadas sejam protocoladas de imediato. É necessário que façamos a redação de um documento pontuando a colaboração na formação do professor, disponibilização de material didático, entre outras ações”, esclareceu o Kleber Gesteira.
A secretária municipal de Educação, Valéria Mendonça, destacou a importância do fórum. “Este é um momento da educação estar unida. Escolas da rede municipal, estadual, Superintendência Regional de Ensino, onde daqui está saindo um documento que foi elaborado, reivindicando legislações do Governo do Estado, que precisam serem revistas”, explica a secretária.
O vereador Flávio Medina Neto, que no ano passado promoveu duas audiências públicas sobre esse tema falou da necessidade de unir forças para solucionar o problema. “Em outubro e novembro de 2014, reunimos educadores e algumas autoridades para discutirmos a indisciplina e violência nas escolas. Plantamos a semente, mas tivemos dificuldades para promover outros encontros. Acredito que a secretaria municipal de Educação tenha condições cobrar do governo ações mais efetivas sobre essas questões. E como representante da nossa população, não medirei esforços para colaborar na solução deste grave problema”, garantiu o vereador.
O presidente da Câmara, vereador Carlos Roberto Lázaro, também ressaltou a importância do fórum. “O assunto é de suma importância para nortear o heroíco trabalho dos professores, que têm se empenhado para ensinar o conteúdo neste era digital, onde a tecnologia é uma concorrente desleal na hora de manter atenção dos alunos durante as aulas. A certeza da impunidade é que garante essa força que tem hoje os estudantes. Precisamos de ações que envolvam os pais na rotina escolar de seus filhos, pois não estão oferecendo base de família e nem impondo limites, deixando a função de educar somente para a escola”, concluiu Carlos Lázaro.
No encerramento do fórum ficou definido novo encontro, que acontecerá no dia 28 maio, às 8h30, no auditório da Escola Estadual Fernando Otávio, no bairro São Francisco.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas