O Encontro de Parceiros está na 3ª edição, visando fomentar e estimular a articulação da rede de apoio às medidas socioeducativas, possibilitando a permanência de alguns parceiros, promovendo o incentivo de novos, para a execução da prestação de serviços à comunidade.
Durante a cerimônia de abertura do encontro, uma turma de socioeducandos do PROMAF Santos Dumont apresentou uma paródia da música “É hoje”, da cantora Ludmilla, destancando a importância da assistência social na vida dos alunos do projeto. O público que lotou o auditório da Fapam se emocionou com a belíssima apresentação da garotada.
Após o pronunciamento das autoridades municipais, o Juiz Auxiliar da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Carlos Donizetti Ferreira ministrou a palestra sobre os principais tópicos de aplicação das medidas socioeducativas. “Não há como o poder judiciário agir sozinho nesta questão. Isto é um princípio no qual chamamos doutrinariamente de incompletude institucional. Nós precisamos de todos. O poder judiciário precisa do município, mais precisamente dos parceiros, porque são eles que receberão estes adolescentes e jovens, e por meio do trabalho reinseri-los na sociedade de uma forma mais educada, dentro de um caráter socioeducativo”, afirmou Carlos Donizetti.
De acordo com o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Daniel Barbosa, com base em dados do dia 31 de abril de 2015, setenta e um adolescentes cumprem medidas socioeducativas em Pará de Minas, e este número tem crescido em média, 25% ao ano. De 2012 até hoje, este número aumentou quase 40%. “Nosso maior desafio após este encontro será de evitar a reincidência, para que o adolescente que esteja cumprindo a medida neste momento, não volte a cometer algum delito. Esta medida que foi cumprida tem que dar certo”, enfatizou Daniel Barbosa.
“Pará de Minas sai na frente dos demais municípios do Estado, quando discute as medidas socioeducativas no meio aberto, e não a internação desses menores infratores. Eu, como presidente da Câmara de Pará de Minas, me coloco à disposição para sermos parceiros neste trabalho pioneiro desenvolvido pela prefeitura do nosso município”, afirmou Carlos Lázaro.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas