Durante a solenidade foi apresentado o projeto arquitetônico da nova sede, com capacidade para atender 1.200 alunos. O novo Centro de Ensino “Dr. Celso Charuri” será duas vezes maior que o atual, possibilitando a construção de quatro novas áreas de aprendizagem industrial. Os novos cursos técnicos serão de panificação e confeitaria, serviço de redes, construção civil e confecção industrial. O prédio foi projetado de maneira integrada entre os espaços, visando melhor aproveitamento dos alunos e atendendo as normas ambientais. O início das obras está previsto para setembro.
Para André Rufino, gerente do SESI/SENAI em Pará de Minas, duas pessoas tiveram participação fundamental para doação do terreno. “Foi por intermédio do prefeito Antônio Júlio que o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado, esteve em Pará de Minas para conhecer o terreno onde será construída a unidade. O prefeito exerceu papel decisivo neste intermédio com a FIEMG, inclusive em reuniões onde se decidiu pela doação do terreno em totalidade, atendendo a um pedido do Olavo, que viu o potencial da nossa unidade e a necessidade de espaço para crescermos” afirmou o gerente do SENAI.
O prefeito Antônio Júlio destacou a importância da nova unidade, para fortalecer o ensino técnico no município. “É uma grande alegria ver que, após um ano meio de trabalho incessante, de reuniões, e da visita do presidente da FIEMG aqui na nossa cidade, essa parceria deu certo. É uma parceria, porque nós entramos com o terreno e a FIEMG com toda a sua estrutura e experiência em escolas de ponta por todo o país. Será uma obra grande que resolverá de vez a questão do aprendizado e da formação técnica em Pará de Minas.Eu trabalhei muito, porque nada cai do céu e os empecilhos são muitos. Felizmente, com a minha passagem pelo parlamento eu fiz grandes amizades, dentre elas com o presidente da FIEMG. A atuação dele também foi decisiva para realizarmos este sonho” disse o prefeito.
“A Câmara também teve participação importante nesse processo. Quando o projeto de lei entrou em tramitação no Legislativo, não medimos esforços para colocá-lo em pauta para ser votado e a aprovação da matéria foi unânime, pois sabemos que nossa população será beneficiada com a nova unidade do SENAI”, reforçou o presidente da Câmara, Carlos Lázaro.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas