O evento aconteceu no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida e reuniu farmacêuticos, atendentes e donos de drogarias, que receberam orientações de palestrantes experientes que abordaram temas como descarte correto de medicamentos, novas regulamentações para o exercício da profissão. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Carlos Lázaro e o vereador Rodrigo Varela.
O diretor da Vigilância em Saúde, Carlos Henrique Lara Lázaro, destacou a importância do curso para os profissionais de farmácia. “A capacitação é direcionada para os farmacêuticos da rede privada, o que nós chamamos de setor regulado pela Vigilância Sanitária. O objetivo deste encontro é prestar orientações sobre todo o sistema farmacêutico que vigora hoje no país, principalmente na questão do gerenciamento dos resíduos”, explicou o diretor.
O descarte de medicamentos vencidos foi outro tema abordado de destaque durante a capacitação. Carlos Henrique ressaltou que a população precisa criar o hábito de levar até as Unidades Básicas de Saúde, os medicamentos vencidos, pois esses remédios não devem ser jogados em qualquer local, para não contaminar o meio ambiente. As UBS encaminharão às empresas especializadas para nesse tipo descarte, para incinerar todos esses produtos corretamente.
A gerente de fiscalização do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRFMG), Érika Nolli, falou da importância de um responsável técnico presente nos estabelecimentos.“Mais uma vez venho a Pará de Minas a convite da Vigilância em Saúde para orientar os profissionais do ramo farmacêutico no sentido de oferecer capacitação para que eles possam prestar uma melhor assistência a população”.
O presidente da Câmara, vereador Carlos Roberto Lázaro parabenizou a iniciativa da prefeitura, que por meio da Vigilância em Saúde tem preparado cada vez mais os profissionais para atuarem com qualificação nas unidades de farmácias públicas e privadas em Pará de Minas. “Essa capacitação destaca Pará de Minas para ser referência e modelo de atendimento na área da saúde para muitos outros municípios”, disse o presidente.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas