O evento é promovido pelo CODEMA e Ama Pangeia, em parceria da Prefeitura de Pará de Minas, Sistema FIEMG e empresas locais como Lamil, Plena Alimentos, Itambé, Siderúrgica Alterosa e FAPAM. A programação desse ano acontece em vários locais da cidade até o dia 13 de junho, e aborda como tema principal “Plantando Sustentabilidade”.
José Hermano, presidente do CODEMA disse que o momento é de colocar em prática tudo que tem sido discutido durante vários anos sobre conscientização ambiental. “O Conselho discute politicas públicas então a gente quis trazer um pouco dessas discussões para que elas possam ajudar efetivamente na prática de algumas ações. Nós queremos que as pessoas participem desse dia a dia, porque na verdade o trabalho que a gente faz é querendo uma cidade melhor e elas são parte disso. A partir de agora precisamos agir daqui pra frente” argumentou.
“A terceira edição Semeia não poderia ter um tema diferente de água e tudo relacionado a ela. A água e as chuvas vêm diminuindo a cada ano assim como os lençóis freáticos. É fundamental que essa edição do Semeia fomente essa reflexão sobre os recursos hídricos”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente Ramon Diniz.
O superintendente da nova concessionária de abastecimento da cidade, a Águas de Pará de Minas e destacou a importância do consumo consciente. “Para nós, é um privilégio participar da abertura da Semeia. Estamos em um momento importante, construindo a adutora que trará a água do rio Paraopeba. Conscientização é um tema muito importante e nós da empresa estamos trabalhando incessantemente para resolver o problema de abastecimento, e por isso contamos com a participação da população no consumo consciente da água", disse Thiago Contage.
O prefeito Antônio Júlio esteve presente na abertura e vê com bons olhos os temas discutidos durante a semana. “A prefeitura tem feito seu papel. Nós queremos trabalhar com todo mundo, acho que o objetivo nosso éúnico. Precisamos discutir o meio ambiente juntos, por isso a responsabilidade é de todos”.
Após a abertura da 3ª edição da Semana Municipal do Meio Ambiente, aconteceu uma reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH Pará). O Conselho foi fundado em 1993, sendo composto por 36 municípios que discutem as políticas sobre água nas cidades que fazem parte da bacia.
Regina Greco, presidente do CBH Pará, uma das maiores especialista em recursos hídricos do país, esteve à frente das discussões, no teatro municipal. “Tivemos nos últimos 30 anos, um aumento muito grande da população. Com isso, aumentamos também a demanda por alimentos e em consequência, é claro, por água. Então o comitê da bacia que fazer a sociedade civil, municípios e o poder público funcionarem em equilíbrio”, afirmou a especialista.
“A bacia do Rio Pará também é uma responsabilidade nossa e por isso solicitei ao secretário que tentasse trazer esta reunião do comitê para Pará de Minas. Nós vamos adquirir mais conhecimento sobre os assuntos que dizem respeito ao nosso meio ambiente”, finalizou o prefeito Antônio Júlio.
Representando o presidente da Câmara, o vereador Marcão (líder do governo) fez questão de enfatizar a importância deste evento, no momento em que o município começa a sair da crise que passou durante 20 meses com a falta de água. “Como o prefeito ressaltou, durante essa semana vamos aprimorar nossos conhecimentos sobre as principais políticas públicas sobre a melhor utilização e uso consciente da água. Junto com a nova concessionária que assumiu o serviço de abastecimento em nosso município vamos desenvolver ações eficientes e eficazes, para que não falte mais água para a população”, afirmou o vereador.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas