Além das confortáveis e adequadas poltronas, o centro de hemodiálise também recebeu a instalação de um ar condicionado e toldos de proteção nas janelas contra o sol. De acordo com Geralda Maria de Almeida, essa reestruturação do setor está aprovada. “Várias poltronas estavam rasgadas, quebradas, gerando muita dificuldade para a maioria dos pacientes. Só que passa quatro horas sentando nestas cadeiras sabe o quanto é importante o conforto. É com muita alegria e gratidão que recebemos todos esses benefícios aqui no centro de hemodiálise, proporcionados pelo prefeito Antônio Júlio, a provedoria e direção do hospital”, disse emocionada.
O vereador Flávio Medina parabenizou a atitude de Geralda e dos demais pacientes. “O que essas pessoas fizeram aqui no centro de hemodiálise foi cuidar da coisa pública. Além do conforto que eles merecem durante esse tipo de tratamento, eles nos deram uma lição de cidadania” garantiu o vereador. O presidente da Câmara, Carlos Lázaro não pode comparecer devido compromissos agendados, e justificou a ausência por meio de correspondência, na qual elogiou a reestruturação do setor de hemodiálise.
Para o provedor Nilton Ferreira de Oliveira o investimento feito para adquirir as poltronas, só possível devido o recurso estadual do PROHOSP e o apoio do Conselho e da Secretaria Municipal de Saúde, que aprovaram a aplicação de quase R$19 mil, para compra desses equipamentos. "Estamos presenteando os nossos pacientes da hemodiálise com poltronas novas, ar-condicionado central e o toldo externo de uma só vez, e isso é motivo de muita alegria para nós”, afirmou Nilton.
O secretário de Saúde, Cléber Faria Cuidar ressaltou a importância dessa parceria com hospital e colocar a instituição como referência de saúde na região. “Estamos encontrando uma forma mais harmoniosa de trabalhar com o hospital. Ao longo de tantos debates e embates, a gente percebe que as coisas vêm acontecendo. Vamos melhorando a vida das pessoas cada vez mais, diminuindo o sofrimento e aumentando o cuidado humanizado”, argumentou Cléber.
“As poltronas que estamos recebendo aqui hoje tem efeito imediato para os pacientes. Estas poltronas já estavam em um estado precário, o que ocasionava um desconforto muito grande. Todas as melhorias aqui entregues significam respeito para quem tem necessidade de fazer este tratamento”, disse o médico Roberto Kenedy, responsável pelo setor de hemodiálise.
Há aproximadamente um ano o hospital passou por intervenção do Ministério Público, com instalação de um comitê de crise. Esse e outros fatos foram lembrados pelo prefeito Antônio Júlio, que acrescentou: “Quando você melhora as condições dos pacientes, como estamos fazendo aqui na hemodiálise, isso é humanização na saúde municipal, e é isso que buscamos e fazemos. O hospital sempre terá o apoio necessário por parte do poder público, e eu tenho muita expectativa, confiança e esperança que vamos melhorar ainda mais o atendimento aqui”, garantiu.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas