Os trabalhos foram suspensos pelo presidente Carlinhos para a entrega de 2 moções de aplausos. O vereador Renato Almeida homenageou as irmãs Rosa e Terezinha pelo exemplo de simplicidade, humildade e superação de dificuldades, sem perder a alegria de viver. O vereador Marcos Aurélio dos Santos homenageou a Escola Estadual Frei Concórdio pelos 50 anos de serviços prestados à comunidade na área da educação.
A sessão foi retomada para que os parlamentares fizessem uso da tribuna. Os vereadores Marcos Aurélio, Silvério Severino, Geovane Correia Antônio Villaça e Geraldo Doidão abordaram a atual situação de superlotação da penitenciária Pio Canedo, além do aumento dos índices de criminalidade no município, destacando falhas no sistema prisional aliadas com a desatualização do Código Penal Brasileiro e, consequentemente, com a certeza da impunidade por parte dos criminosos, provocando na sociedade o medo e a insegurança. De acordo com esses vereadores, é urgente que haja mobilizações do poder público e também da população na busca de medidas que solucionem esses problemas.
O vereador Marcílio de Souza parabenizou a concessionária Águas de Pará de Minas pelas medidas tomadas em relação ao forte odor liberado pela ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, localizada próximo ao bairro São Pedro. Os moradores sofriam com o mau cheiro e, após as alterações, a situação foi resolvida.
Outro vereador que fez uso da palavra foi Flávio Medina Neto, que destacou a iniciativa dos pacientes do centro de hemodiálise do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que, por meio de abaixo-assinado, receberam novas poltronas para tratamento de rins, no último dia 2 de junho. Segundo Flávio, é necessário que haja união de forças das autoridades municipais com o objetivo de melhorar o atendimento de urgência e emergência em Pará de Minas.
Outra pessoa que utilizou a tribuna foi a cidadã Eneida Egídia de Oliveira, que pontuou as dificuldades enfrentadas por usuários do transporte coletivo urbano, pedindo providências do poder público e também da empresa Turi para melhorar a qualidade do serviço e rever o aumento no valor da passagem. Ela também pediu soluções urgentes em relação à superlotação no complexo penitenciário do município.
Ainda foram aprovadas por 13X00 5 moções de aplausos e votados 10 requerimentos, os quais tiveram pedidos de construção de rede pluvial em algumas ruas do bairro Dom Bosco; explicações da empresa Turi sobre a falta de linhas de ônibus para atender aos bairros Residencial Capanema e Walter Marins após as 20 horas; revisão anual geral nos vencimentos dos servidores públicos municipais em 20%; contratação de médicos neurologistas por parte do Hospital Nossa Senhora da Conceição; retorno do atendimento médico no posto de saúde de Caetano Preto; esclarecimentos do provedor do hospital sobre o andamento das obras na UTI Neonatal e dos leitos da UTI, além de credenciamento da instituição para ser referência em ortopedia na região; intervenção do prefeito Antônio Júlio perante o governo do Estado a fim de agilizar o recurso de reforma do telhado da área externa da Escola Estadual Professor Pereira da Costa; informação ao presidente da Câmara sobre dados de economia nos gastos da Casa; uso da tribuna pelo vereador de Conceição do Pará, Wanderley de Oliveira Almeida para falar sobre a poluição do Lago Azul, no distrito de Carioca. Os requerimentos foram aprovados por 13X00.
Após as considerações finais, o presidente Carlos Lázaro anunciou a entrega de mais moções de aplausos na próxima semana, e a sessão foi encerrada, com o convite a todos para a reunião do dia 15 de junho, às 18 horas. Participem!
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas