Durante a reunião, Marcão expôs para o promotor a atual situação do presídio. De acordo com o vereador, o cenário é preocupante, principalmente no que se refere à questão da segurança pública, pois a quantidade de detentos já ultrapassou a disponibilidade do número de vagas existentes.
Segundo o promotor da vara de execução penal, esse não é um problema enfrentado apenas por Pará de Minas, mas uma deficiência do país. André Machado se dispôs a unir forças para ajudar na solução desse problema. Ele disse ainda que sempre relata à secretaria de estado de Defesa Social sobre a superlotação da penitenciária. O promotor afirmou também, que a solução para resolver imediatamente esse problema é a construção de novas unidades prisionais em todo estado.
O prefeito Antônio Júlio sugeriu que fosse marcada uma visita à secretaria de estado de Defesa Social, para mobilizar as autoridades competentes a encontrarem uma solução rápida para a superlotação no presídio de Pará de Minas. “Não vamos ficar de braços cruzados e deixar que essa situação se agrave”, afirmou o prefeito.