Segundo o gerente de engenharia da Águas de Pará de Minas, Glauco Vilena, já foram construídos 10 mil metros de tubulações. “Chegamos ao décimo quilômetro em pouco mais de um mês de obras devido à estratégia que adotamos desde o início. Nós trabalhamos com 4 empresas divididas em 2 equipes cada, isso faz com que tenhamos mais frentes de trabalho que o previsto. A nossa intenção é encurtar ao máximo o prazo de entrega da obra”, afirmou.
O superintendente Thiago Contage explicou que após o início das obras, em maio, seis frentes de trabalho atuam diariamente e, em breve, mais duas serão contratadas. Com a recuperação de poços artesianos na cidade, a vazão aumentou em 4 vezes, representando 10% do consumo de água da cidade. “O nosso compromisso desde o começo é executar a construção da adutora em até um ano, mas o ritmo de trabalho que estamos imprimindo com a responsabilidade de resolver a falta de água no município, a nossa expectativa é de que consigamos finalizar antes do prazo estabelecido. Esta é uma marca importante que alcançamos e nós da empresa ficamos muito felizes de alcançá-la em tão pouco tempo. Mas é bom lembrar que a população deve continuar economizando água, pois entramos no período de estiagem e não descartamos ainda o risco de um racionamento.”, explicou.
O prefeito Antônio Júlio manifestou sua satisfação com a concessionária, por cumprir até o momento o compromisso com o município de resolver a falta de água, que causou tanto sofrimento à população. “Estamos muito felizes em visitar as obras da nossa adutora e, aqui hoje, temos a clara diferença entre a iniciativa privada e o que é serviço público. A população e nós mesmos precisamos entender esta diferença. Esta obra que chegou ao 10º quilômetro, se fosse realizada por empresa pública estaria na etapa de licitação. A Águas de Pará de Minas, com 38 dias de obras, superou essa burocracia. A nossa cidade ganha muito com esta decisão que nós tomamos”, concluiu.
O presidente da Câmara Carlos Lázaro, lembrou a visita feita por ele e pelo prefeito no início da obra. “Quando a empresa começou a colocar os tubos lá no Córrego do Barro eu e o prefeito estivemos no local para presenciar o início dos trabalhos. Por isso, é com grata satisfação que vemos o início desse trecho chegar no perímetro urbano da adutora, para resolver o problema da água o mais rápido possível”, disse.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas