No dia 9 de abril, o Poder Executivo aprovou por meio da Lei Municipal nº 5.777/2015, a criação do Museu Histórico da Câmara Municipal de Pará de Minas. A partir dessa aprovação, Antônio Villaça e Silvério Severino entraram com outro projeto de lei para denominar o novo museu. A matéria está em tramitação na Casa e, o nome sugerido é do primeiro presidente do Poder Legislativo, Francisco de Assis dos Santos Réo, mais conhecido como “Alferes Réo”.
A s informações a respeito de Alferes Réao são muito escassas. Sabe-se que era “médico prático” ou “charlatão”, como se dizia na época. O título de “alferes” era tão somente honorífico, por ser integrante da Guarda Municipal. O parlamentar foi o candidato mais bem votado nas eleições realizadas no dia 7 de agosto de 1859 e apuradas no dia 1º de setembro do mesmo ano, pela Câmara de Pitangui. Em conformidade com o mandamento da Constituição do Impéiro, foi proclamado presidente da Câmara da Vila do Pará, cargo que conferia a seu titular “status” de chefe executivo e legislativo, uma vez que era, ao mesmo tempo, vereador e prefeito. Os dados foram obtidos pelo historiador e genealogista itaunense Guaracy de Castro Nogueira.
Segundo Antônio Villaça, o acervo do museu será formado por atas, objetos, fotografias e outros documentos que constituam memórias da história do Legislativo Municipal. “Precisamos informar à população como surgiu o poder legislativo, quais foram os políticos que passaram pela Câmara do nosso município, o que fizeram de importante para o povo, como era ser vereador antigamente. Esse regaste despertará nessa nova geração o interesse pela política”, argumentou.
Para o vereador Silvério Severino, o museu será um local para realização de eventos, estimulando seus frequentadores, a compreensão de todo o acervo. “Nas instalações do museu, os visitantes poderão regressar no tempo, interagindo com as histórias do passado. Nosso acervo servirá como fonte de consulta sobre a históra da nossa cidade e região”, finalizou.
Devido a Câmara está na 10ª etapa de sua construção, o local para instalação do museu está em estudo e ainda não tem data para ser inaugurado.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas