A homenagem foi instituída pela Lei Municipal nº 4.890/2008 e este ano completou a 5ª edição. O presidente Carlos Lázaro abriu a sessão solene ressaltando a importância do evento. “Nesta solenidade do Dia Mundial do Meio Ambiente, eu agradeço os homenageados desta noite pela incansável dedicação que possuem para defender e preservar nosso meio ambiente, desenvolvendo projetos e ações que têm melhorado a qualidade vida de muita gente. Vocês mostram que é possível fazer o que muitos pensam que é muito difícil. Vocês mostram que é possível crescer e preservar. Que tudo é questão de aplicar e praticar o conhecimento para melhorarmos nossa Pará de Minas. Eu acredito que esse é um grande desafio. Parabéns pelo trabalho de vocês”, afirmou.
Antes da entrega dos troféus, alunos da Escola Municipal Izaltina Mendonça Meireles fizeram a leitura da poesia Suplicio da Natureza. Eles também apresentaram um número de dança indígena com o tema sobre a preservação ambiental, embalado pela música Itsari, da banda Sepultura com os índios Xavantes, paródia da música Planeta Azul. Após a apresentação foram distribuídas sementes de girassol ao público.
Em seguida foram lidos os currículos dos homenageados, iniciando pelo promotor de justiça Delano Azevedo Rodrigues, curador do meio ambiente em Pará de Minas, que tem se revelado incansável na luta em defesa das questões ambientais. O promotor não pode comparecer, mas justificou a ausência, por motivos de compromissos assumidos anteriormente. Na sequência foi lido o currículo das atividades realizadas na Escola Municipal D. Cotinha, por meio do projeto “REVIVA”. A instituição foi representada pelo diretor Gerson Eduardo, que recebeu o troféu entregue por Reinado Zampese, representante do Codema e Ama Pangeia. Prosseguindo a leitura dos currículos, a Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles foi homenageada pela implantação do projeto AQUA VITA, que capta água das chuvas para manutenção da escola. Quem representou a instituição foi a diretora Isabel Cristina da Silva que recebeu o troféu entregue pelo prefeito Antônio Júlio de Faria. A quarta homenageada foi a médica veterinária Yara Lacerda, que promove ações de resgates, adoções e conscientização em defesa dos animais, especificamente de cães e gatos. Ela recebeu o troféu entregue pelo presidente da Câmara Carlos Lázaro.
Após entrega dos troféus, o público apreciou bela apresentação da Orquestra Sementes do Amanhã, da Escola Municipal D. Cotinha, regida pelo maestro Fábio Pereira. Os alunos apresentaram as músicas Epitáfio, do grupo Titãs; Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré; Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Peixo Vivo, de domínio público.
Encerradas as apresentações, a diretora da Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles, Isabel Cristina falou em nome dos homenageados. “Queremos agradecer pelo reconhecimento dos nossos projetos, pois são ações como estas que mudam o nosso meio ambiente. A partir dessas atitudes que melhoramos nossa qualidade de vida. Temos certeza que podemos fazer mais, quando existe disposição e boa vontade”, disse.
O prefeito Antônio Júlio também elogiou o evento promovido pela Câmara. “Quero parabenizar o presidente Carlos Lázaro e os vereadores pela realização dessa solenidade, que muito significa para nosso município. Mas aproveito a oportunidade para chamar a atenção das pessoas sobre a necessidade de prestigiar essas premiações, pois assim incentivamos o envolvimento de um número cada vez maior de participantes, que desenvolvam projetos como esses premiados nesta noite”, concluiu.
No final da solenidade foram distribuídas mudas de jabuticaba cedidas gratuitamente pelo IEF - Instituto Estadual de Florestas, por meio de Ana Gabriela Lontra Fagundes, chefe do núcleo em Pará de Minas e pelo auxilar ambiental Milton Santana.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas