A sessão prosseguiu com a chamada dos oradores inscritos. Alguns vereadores fizeram uso da palavra, entre eles o vice-presidente Geovane Correia, que manifestou, mais uma vez, a insatisfação com a segurança pública na cidade, destacando um abaixo-assinado feito pelos moradores do povoado de Matinha, no qual relatam o aumento no número de furtos na localidade após a implantação de uma fazendinha de recuperação. Segundo o vereador, no documento assinado pelo presidente da associação comunitária, está o pedido de providências às autoridades municipais para solucionar o problema. A tribuna também foi usada pela equipe da Emater, composta pelos extencionistas José Duarte Filho, Itamar José Ribeiro e Kênia Lasmar de Moura, para expôr as atividades desenvolvidas pela entidade no município no ano de 2014. Durante a explanação, a equipe mostrou a implementação de políticas públicas que promovem o desenvolvimento sustentável com foco na agricultura familiar e na valorização das pessoas. Dentre as ações, estão: produção agropecuária com inclusão socioeconômica e produtiva de agricultores; organização e fortalecimento das formas associativistas de grupos de interesse, associações, cooperativas e conselhos de gestão; preservação do meio ambiente e educação ambiental; comercialização da produção com inserção da agricultura familiar no mercado; segurança alimentar e nutricional das famílias; gestão dos empreendimentos familiares e coletivos e ainda o assessoramento técnico às unidades individuais e coletivas de beneficiamento e processamento de alimentos.
Em seguida, os trabalhos foram suspensos pelo presidente Carlos Lázaro para entrega de 6 moções de aplausos. O vereador Geraldo Doidão homenageou o músico Claudiney Anunciação Pereira. O vereador Leandro Alves homenageou as empresas Brintel Sistemas de Segurança e a Comap Materiais de Construção e Elétricos. A vereadora Geralda Vitor Lebrão homenageou a funcionária do Hospital Nossa Senhora da Conceição Maria da Conceição Faustino e o empresário Eli Pereira de Souza. O vereador Dé Pedreiro homenagou o fazendeiro João Marciano da Silva.
Retomada a sessão ordinária, foram aprovadas 5 moções de aplausos e votados 8 requerimentos, os quais tiveram pedidos de solução definitiva para o problema dos semáforos das avenidas Argentina e Alano Melgaço, ruas Manoel Batista, das Orquídeas e Nova Serrana; limpeza na praça do Bosque, no bairro Recanto da Lagoa; informações sobre paralisação das obras na UBS do bairro São Cristóvão; mais ficalização em carros de som nas imediações de escolas e do hospital Nossa Senhora da Conceição; vistoria técnica na passarela que liga o bairro Serra Verde ao bairro Patafufo pela empresa Triunfo Concebra; explicações sobre agendamentos de consultas e exames odontológicos em Nova Serrana; solicitação à agência dos Correios para providenciar serviço de entrega de correspondência no bairro Residencial Capanema; utilização da tribuna pela cidadã Maria Aparecida Couto Franco para falar sobre o transporte coletivo urbano, relacionamento da Turi com os usuários e valor das passagens. Os requerimentos foram aprovados por 15X00.
Após as considerações finais, o presidente Carlos Lázaro anunciou a entrega de mais moções de aplausos na próxima semana, e a sessão foi encerrada, com o convite a todos para a última reunião do semestre, no dia 6 de julho, às 18 horas. Participem!
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas